Alexandre Lopes é o novo presidente do Inep

Servidor público é o terceiro a assumir o posto desde o início da gestão Bolsonaro

POR:
NOVA ESCOLA
Alexandre Ribeiro Pereira Lopes é o novo presidente do INEP   Crédito: MEC

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta sexta-feira (17/05) a indicação de Alexandre Ribeiro Pereira Lopes para assumir a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele vai assumir o posto deixado por Elmer Coelho Vicenzi, que ficou menos de um mês à frente da autarquia responsável pelas avaliações do Saeb e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A indicação teria partido diretamente do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Alexandre Lopes é servidor público de carreira e trabalhou na área de comércio exterior, como analista de Comércio Exterior desde 1999. Ele atuava até agora como diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República, onde o atual ministro também trabalhou antes de assumir o MEC. Já atuou como secretário de Gestão Administrativa e Desburocraticação e foi subsecretário de Políticas Públicas do governo do Distrito Federal, na gestão de Rodrigo Rollemberg.

Alexandre Lopes é o terceiro a assumir o cargo de presidente do Inep desde o início da gestão Bolsonar, em janeiro deste ano.

Segundo informações do MEC, Alexandre Lopes é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). 

Leia a seguir a íntegra da nota do MEC:

"Diretor da Casa Civil presidirá o Instituto responsável por organizar o Enem 2019

O diretor legislativo da secretaria executiva da Casa Civil, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, presidirá o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O instituto é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Alexandre é servidor público da carreira de analista de comércio exterior desde 1999. Graduado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela Universidade de Brasília (UnB).

O novo presidente do Inep já exerceu diversas funções na administração pública. Foi secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal.

Ele sucede o delegado Elmer Coelho Vicenzi no cargo. O antigo ocupante da cadeira ficou 24 dias à frente do Instituto e saiu, a pedido, nesta quinta-feira, 16 de maio.

Assessoria de Comunicação Social"

 

Tags

Guias

Tags

Guias