Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

print Imprimir download Salvar PDF salvar Salvar na coleção

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color whatsapp-color

O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano?

EDUCAÇÃO FÍSICA

POR:
Rita Trevisan, Fernanda Salla, Bruna Nicolielo
01 de Agosto | 2010

É recomendável que o professor realize, antes de iniciar as aulas, um mapeamento das práticas corporais que já façam parte do repertório dos alunos. Isso possibilitará uma seleção mais adequada das temáticas que serão trabalhadas e influenciará de maneira decisiva a adesão do grupo à proposta, facilitando o aprendizado. Numa comunidade em que os alunos têm atividades motoras bastante restritas, em áreas essencialmente urbanas, por exemplo, o estudo e a vivência das ginásticas envolvendo movimentos - como rolamento, roda, parada de mãos etc. - precisam ser conduzidos pelo professor de maneira extremamente cuidadosa. Em outra escola, onde as crianças têm experiências extracurriculares com práticas corporais mais variadas e frequentes, como jogos e brincadeiras, o grau de complexidade das técnicas e dos gestos poderá ser mais elevado. Queimada, pique-bandeira, rodas, amarelinha e esconde-esconde são exemplos de propostas que podem ser adotadas inicialmente. Nessa etapa da escolarização, também é desejável que a Educação Física extrapole o universo cultural corporal próximo às crianças. Independentemente do conhecimento prévio delas, cabe à escola propor novas aprendizagens. Projetos que abarquem as brincadeiras de países e povos diferentes, danças e cantigas de outros tempos e lugares, além de atividades corporais que possam ser pesquisadas em sites, livros, entrevistas, revistas e jornais, se constituem em experiências relevantes para a ampliação dos conhecimentos da criança.


Consultoria Marcos Neira, professor de Metodologia de Ensino de Educação Física da Faculdade de Educação da USP, e Josiane Bonat, professora no colégio Dom Bosco, em São Paulo.

Pergunta enviada por Gabriela Mendes, Caçapava do Sul, RS

Compartilhe este conteúdo:
facebook-color whatsapp-color

Tags

1º ano Ginásticas Movimento Anos iniciais do Fundamental Educação física Brincadeiras e jogos

Tags

Guias
Anos iniciais do Fundamental

Tags

Guias
Educação física
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann