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O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano?

EDUCAÇÃO FÍSICA

POR:
Rita Trevisan, Fernanda Salla, Bruna Nicolielo

É recomendável que o professor realize, antes de iniciar as aulas, um mapeamento das práticas corporais que já façam parte do repertório dos alunos. Isso possibilitará uma seleção mais adequada das temáticas que serão trabalhadas e influenciará de maneira decisiva a adesão do grupo à proposta, facilitando o aprendizado. Numa comunidade em que os alunos têm atividades motoras bastante restritas, em áreas essencialmente urbanas, por exemplo, o estudo e a vivência das ginásticas envolvendo movimentos - como rolamento, roda, parada de mãos etc. - precisam ser conduzidos pelo professor de maneira extremamente cuidadosa. Em outra escola, onde as crianças têm experiências extracurriculares com práticas corporais mais variadas e frequentes, como jogos e brincadeiras, o grau de complexidade das técnicas e dos gestos poderá ser mais elevado. Queimada, pique-bandeira, rodas, amarelinha e esconde-esconde são exemplos de propostas que podem ser adotadas inicialmente. Nessa etapa da escolarização, também é desejável que a Educação Física extrapole o universo cultural corporal próximo às crianças. Independentemente do conhecimento prévio delas, cabe à escola propor novas aprendizagens. Projetos que abarquem as brincadeiras de países e povos diferentes, danças e cantigas de outros tempos e lugares, além de atividades corporais que possam ser pesquisadas em sites, livros, entrevistas, revistas e jornais, se constituem em experiências relevantes para a ampliação dos conhecimentos da criança.


Consultoria Marcos Neira, professor de Metodologia de Ensino de Educação Física da Faculdade de Educação da USP, e Josiane Bonat, professora no colégio Dom Bosco, em São Paulo.

Pergunta enviada por Gabriela Mendes, Caçapava do Sul, RS

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