Projeto abre inscrições para residência pedagógica e mentoria

Iniciativa do Instituto Canoa pretende atrair alunos de licenciatura e professores

POR:
Nairim Bernardo
Crédito: Getty Images

Com o objetivo de fortalecer a formação inicial de professores e proporcionar a alunos de licenciatura uma experiência de imersão na prática docente, orientada por mentores e potencializada por encontros formativos de reflexão sobre a prática, o Instituto Canoa lança o programa de residência pedagógica CO.LETIVO.

Com duração de 6 meses, a primeira edição acontecerá na cidade de São Paulo de julho a dezembro de 2019. As inscrições já estão abertas para mentores e residentes interessados em participar e podem ser feitas até o dia 15 de maio através deste link.



A residência consiste em 8 horas semanais de atividades dentro das escolas parceiras, onde os residentes, alunos de licenciatura a partir do 2° ano, observam seus mentores em ação, planejam e conduzem aulas colaborativamente. Além disso, também são propostas 4 horas semanais em um encontro na sede do CO.LETIVO para que os residentes troquem experiências e estudem temas relevantes para seu desenvolvimento como professor. A remuneração mensal para residentes é de R$ 400.

Já os mentores devem ser professores com mais de 3 anos de experiência em sala de aula e reconhecidos na comunidade pela excelência de suas práticas. Haverá uma formação de 5 dias no mês de julho e depois os selecionados deverão dedicar 1 horas semanal para reunião presencial com os residentes e 1h30 por quinzena para receber formação de mentoria online. Para isso, receberá uma bolsa de R$ 700 por mês.

A seleção será feita por meio de testes online de percepção, conhecimentos específicos e interpretação de texto. Clique aqui para saber mais sobre o programa e inscreva-se.