Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas

Os interessados podem se inscrever pela internet até 31 de maio

POR:
Camila Cecílio
Crédito: Divulgação

A 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas para professores da Educação Básica da rede pública de todo o país. Os interessados podem se inscrever até 31 de maio, exclusivamente pela internet, no site do Ministério da Educação. Basta enviar um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Pelas regras do prêmio, os vencedores da última edição não poderão participar.

Um dos objetivos do Prêmio Professores do Brasil é estimular a participação dos educadores na implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é, sobretudo, reconhecer, divulgar e destacar o trabalho de professores que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula das mais de 140 mil escolas públicas de todo o país.

Além disso, o prêmio também tem o intuito de dar visibilidade às boas experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

Etapas e premiação

O Prêmio Professores do Brasil é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Os participantes vão concorrer nas categorias Creche e Educação Infantil; Pré-escola e Educação Infantil; Ciclo de Alfabetização primeiro, segundo e terceiro anos; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Quarto e Quinto anos; Anos Finais do Ensino Fundamental; Sexto ao Nono ano, e Ensino Médio.

Na etapa nacional serão seis premiados, um de cada categoria. Cada um receberá, além dos R$ 5 mil da premiação regional e uma medalha, mais R$ 8 mil e troféu. Para os 6 premiados regionais do Ensino Médio, uma viagem. Na etapa estadual serão 486 agraciados com certificados e medalhas.

Clique para ler o Regulamento

Tags

Guias