Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

MEC nomeia delegado da PF para presidência do Inep

Em nota, o Ministério da Educação afirmou que a nomeação de Elmer Coelho Vicenzi será oficializada “em breve” para a autarquia responsável pelo Enem

POR:
NOVA ESCOLA
O delegado Elmer Coelho Vicenzi, que já dirigiu o Denatran, vai presidir o Inep   Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Após promover mudanças nas secretarias do Ministério da Educação (MEC), o ministro Abraham Weintraub anunciou finalmente um nome para dirigir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi foi nomeado nesta segunda-feira (15/04) para presidir a autarquia, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

LEIA MAIS   Se a Educação mobilizasse o Brasil como acontece com o futebol

Elmer Vicenzi é delegado da Polícia Federal há 13 anos. Especialista em Direito Penal pela Escola Paulista de Direito e com MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Elmer foi professor da Academia Nacional de Polícia. Em nota, o MEC confirmou a nomeação: "O MEC confirma a indicação do novo presidente do Inep, Elmer Coelho Vicenzi, que será oficializada em breve ao ser publicada no DOU".

LEIA MAIS   Os riscos do Enem e do Saeb em 2019

O Inep estava sem diretor desde o dia 26 de março, quando o então ministro Ricardo Vélez Rodríguez exonerou Marcus Vinicius Rodrigues (relembre o caso aqui). A demissão levou também Paulo César Teixeira  a deixar a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep. Em menos de 24 horas, dois cargos essenciais da Educação ficaram vagos.

No dia 10 de abril, o novo ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou novidades para 6 cargos do alto escalão. No entanto, o cargo de presidente do Inep continuou vago. Quem tem respondido pelo órgão desde então é o chefe de gabinete, o general Francisco Mamede de Brito Filho.

O Inep é responsável pelas avaliações nacionais, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Saeb, e outras medições como o Censo Escolar e da Educação Superior. Há dúvidas que pesam sobre a realização dos dois exames. No caso do Enem, a gráfica que fazia a impressão das provas pediu falência. As provas estão marcadas para acontecer em 3 e 10 de novembro.

Tags

Guias