Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Inclusão, o maior desafio

Em dia | Formação

POR:
Rodrigo Ratier, Paula Peres, NOVA ESCOLA, Ariane Alves

Alta necessidade de qualificação docente

Alta necessidade de qualificação docente
Fonte Prova Brasil 2013, Inep. Organizado por QEdu.org.br.

Em qual tema você, professor, sente que precisa de um reforço na formação? Na opinião da maioria dos docentes brasileiros, não há dúvida: é a inclusão. A revelação é de um levantamento exclusivo de Qedu.org.br para NOVA ESCOLA com base em mais de 220 mil respostas a questionários da Prova Brasil de 2013.

Nada menos que 70% dos educadores relatou alta necessidade de qualificação para trabalhar com alunos com deficiência, porcentual muito superior ao de qualquer outro tema (veja o gráfico ao lado). Como outros 20% citaram necessidade moderada, pode-se dizer que o despreparo para a inclusão é uma sensação disseminada nas escolas.

Segundo Maria da Paz Castro, orientadora de práticas inclusivas da Escola da Vila, em São Paulo, o número expressivo guarda relação com a complexidade da tarefa, mas pode indicar receio do professor. "Percebo que o assunto gera temor por ser desconhecido. Mudar isso também cabe a cada docente", argumenta a especialista.

O primeiro passo, para ela, é conhecer cada aluno - sobretudo aqueles com deficiência intelectual, que costumam ser os mais desafiadores para os novatos na área. "Deve-se levantar o que ele já sabe. Já escreve o nome? Se ainda não, consegue se comunicar de outra maneira?", exemplifica. Outra orientação é buscar formação na própria escola, intensificando o contato com gestores e colegas mais experientes. "O diálogo com quem deu aula para a criança no ano anterior é sempre uma boa forma de apoio", sugere.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias