Inclusão, o maior desafio
Em dia | Formação
PorNOVA ESCOLARodrigo RatierPaula PeresAriane Alves
01/05/2015
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLARodrigo RatierPaula PeresAriane Alves
01/05/2015
Alta necessidade de qualificação docente
Em qual tema você, professor, sente que precisa de um reforço na formação? Na opinião da maioria dos docentes brasileiros, não há dúvida: é a inclusão. A revelação é de um levantamento exclusivo de Qedu.org.br para NOVA ESCOLA com base em mais de 220 mil respostas a questionários da Prova Brasil de 2013.
Nada menos que 70% dos educadores relatou alta necessidade de qualificação para trabalhar com alunos com deficiência, porcentual muito superior ao de qualquer outro tema (veja o gráfico ao lado). Como outros 20% citaram necessidade moderada, pode-se dizer que o despreparo para a inclusão é uma sensação disseminada nas escolas.
Segundo Maria da Paz Castro, orientadora de práticas inclusivas da Escola da Vila, em São Paulo, o número expressivo guarda relação com a complexidade da tarefa, mas pode indicar receio do professor. "Percebo que o assunto gera temor por ser desconhecido. Mudar isso também cabe a cada docente", argumenta a especialista.
O primeiro passo, para ela, é conhecer cada aluno - sobretudo aqueles com deficiência intelectual, que costumam ser os mais desafiadores para os novatos na área. "Deve-se levantar o que ele já sabe. Já escreve o nome? Se ainda não, consegue se comunicar de outra maneira?", exemplifica. Outra orientação é buscar formação na própria escola, intensificando o contato com gestores e colegas mais experientes. "O diálogo com quem deu aula para a criança no ano anterior é sempre uma boa forma de apoio", sugere.
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