Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

print Imprimir download Salvar PDF salvar Salvar na coleção

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color whatsapp-color

A hora de estudar sozinho e ver o que aprendeu

Quando é desafiadora, a lição de casa desenvolve a autonomia do aluno e fornece valiosas informações sobre o trabalho do professor

POR:
Elisângela Fernandes, NOVA ESCOLA, Fernanda Salla
01 de Julho | 2011
Foto: Fotos Fernanda Sá/Modelo Laura Fioretti/Maquiadora Iara Park

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o nome é tema. Em Minas Gerais, para casa. E em diversos outros estados, a tarefa é chamada de lição de casa. Independentemente do nome que recebe, quando a atividade é desafiadora e bem elaborada, todos saem ganhando. Para o aluno, é o momento de, sozinho, ler, pesquisar, verificar o que aprendeu, levantar dúvidas, sistematizar conhecimentos e reforçar a aprendizagem - atitudes de um estudante cada vez mais autônomo. Para o professor, é uma forma de avaliar se os objetivos foram cumpridos, o que a turma aprendeu, as diferenças individuais e o que retomar.

Infelizmente, ainda são comuns as situações em que o dever de casa é prescrito simplesmente por tradição, sem que haja uma intencionalidade pedagógica. "Em muitos casos, ele é proposto apenas como uma obrigação que o aluno precisa cumprir para obter a aprovação e até mesmo como uma forma de castigo", afirma Tânia de Freitas Resende, docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em lição de casa.

Apesar de antiga, há muito incorporada à cultura escolar e vista como uma extensão natural do trabalho em sala, essa prática não recebe a merecida atenção. Assim como qualquer outra atividade escolar, a lição de casa precisa ser bem planejada para alcançar seus objetivos. Só assim, ela vai efetivamente potencializar o trabalho pedagógico e ampliar as oportunidades de aprendizado num tempo de trabalho extraaula.

Para a lição funcionar, é preciso orientar bem o aluno e a família

A dinâmica só dá resultado - é importante lembrar - se o hábito de estudar em casa for construído. Cabe à escola criar essa rotina ao propor atividades articuladas ao conteúdo visto em sala e orientar como elas devem ser feitas pelo aluno, sozinho. "A eficácia depende do planejamento feito pelo professor e pela coordenação pedagógica, e não da ajuda dos pais", diz Maria Eulina Pessoa de Carvalho, docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista no tema.

Por articular escola e família, muitas vezes a lição de casa se torna um foco de conflitos. Entre as queixas mais recorrentes dos professores está a falta de participação dos familiares ou a sua interferência, realizando e corrigindo as atividades passadas para as crianças (leia o quadro). Para ajudá-lo a orientar os responsáveis e a propor boas atividades para casa, NOVA ESCOLA ouviu especialistas e professores que usam bem esse importante recurso pedagógico. Confira como devem ser encaminhadas as quatro etapas essenciais desse trabalho: planejamento, orientação, correção e avaliação.

Compartilhe este conteúdo:
facebook-color whatsapp-color

Tags

Avaliação Habilidades socioemocionais Esforço Autonomia Família

Tags

Guias
Habilidades socioemocionais

Tags

Guias
Família
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann