Conheça detalhes sobre o Prouni e saiba como se inscrever

Programa de bolsas para o Ensino Superior abre inscrições. Fique por dentro dos detalhes

POR:
Ana Rita Martins
Número de bolsas deve chegar a 165, 4 mil no primeiro semestre de 2010

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo para quem ainda vai entrar na Universidade. Antes de se candidatar a uma vaga, vale verificar os pré-requisitos financeiros e acadêmicos para participar, já que o programa é voltado a pessoas de baixa renda com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem quer se graduar em Pedagogia, Licenciaturas ou Normal Superior e já trabalha no quadro permanente da rede pública de Educação Básica, leva vantagem. Nesse caso, ele não precisa comprovar renda durante o processo. Há duas modalidades de bolsas, as de 100% e as de 50%. O programa também prevê a possibilidade de uma bolsa-auxílio no valor de 300 reais para alunos que precisem de ajuda de custo além da bolsa. Quem não conseguir gratuidade e não puder arcar com o resto da mensalidade pode se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e financiar o valor restante. Na edição de março, a revista NOVA ESCOLA traz informações detalhadas sobre o Fies.

Abaixo, você confere como funciona o Prouni e tira suas dúvidas antes da inscrição.

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O que é
Sistema que concede bolsas a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de Educação Superior

Tipos de bolsa
50% ou 100% da mensalidade

Número de vagas: 165, e mil no primeiro semestre

Período de Inscrição
As inscrições têm duas fases. A primeira será no período de 6 a 10 de fevereiro e terá o resultado divulgado no dia 13. A comprovação de dados e a matrícula na instituição de ensino serão feitas no período de 17 a 26 próximos. As inscrições da segunda fase estarão abertas em 4 de março e irão até o dia 7. O resultado vai ser divulgado no dia 10. A comprovação de dados e a matrícula, de 10 a 12. A lista das instituições participantes poderá ser acessada em www.mec.gov.br.

Recursos Adicionais
Bolsa Permanência O aluno que possuir bolsa integral no Programa, estiver matriculado em curso presencial com no mínimo seis semestres de duração e cuja carga horária seja superior ou igual a seis horas diárias de aula, pode requerer uma ajuda de custo de 300 reais

Cotas
Há cotas para pessoas com deficiência e para os autodeclarados pardos, indígenas ou pretos, levando-se em consideração seu percentual populacional em cada estado de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os cotistas precisam se enquadrar nos outros requisitos de participação.

Para se candidatar

Pré-requisito financeiro
Para requerer bolsa integral, a pessoa deve possuir renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo (soma da renda bruta de todos dividida pelo número de familiares). No requerimento de bolsa de 50% é necessário renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Professores do quadro permanente da rede pública de Educação Básica não precisam comprovar renda.

Pré- requisito Acadêmico
É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni e ter obtido a nota mínima no exame estabelecida pelo MEC. Não é necessário ter feito o vestibular para a instituição desejada nem já estar matriculado. No entanto, as instituições superiores podem submeter os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de taxa. É preciso também cumprir ao menos um desses requisitos para participar: 1) ser professor do quadro permanente da rede pública de ensino e concorrer a vaga em Licenciatura, Normal Superior ou Pegagogia, 2) ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, 3) em escola pública 4) parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral, 5) ser pessoa com deficiência

Exigências durante o curso

Renovação
Semestral

Aproveitamento Acadêmico
No mínimo 75% nas disciplinas cursadas em cada período letivo

Pagamento
O estudante que tiver 50% de bolsa no programa pode financiar o resto da mensalidade no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias