Compartilhe:

Jornalismo

Palestra de Anne-Marie Chartier na Semana da Educação 2010

Pesquisadora francesa aborda a relação entre teorias, saberes científicos e práticos e a implicação desses conceitos no trabalho do professor alfabetizador em sala de aula

PorPaula Takada

22/10/2010

Foto: Marina Piedade
Anne-Marie Chartier na Semana
e Educação 2010. Foto: Marina Piedade

No segundo dia da Semana da Educação 2010, organizada pela Fundação Victor Civita, Anne-Marie Chartier, pesquisadora do Serviço de História da Educação do Instituto Nacional de Pesquisa Pedagógica, em Paris, apresentou a palestra "Ensinar a ler e escrever, entre teoria e prática". Sua exposição foi estruturada em torno de cinco grandes questões:

1. Por que o ensino da leitura e da escrita deve, hoje, fazer referência aos saberes científicos?

2. Que saberes científicos melhoraram os resultados escolares nos últimos trinta anos?

3. Como um professor pode se servir de um saber científico em sua sala de aula?

4. Há teorias mais "práticas" que outras?

5. Sobre quais aspectos da prática as teorias nunca falam?

Depois de discutir detalhadamente cada uma desses cinco aspectos, Anne-Marie concluiu sua palestra apontando que as tecnologias digitais podem provocar mudanças profundas nas atuais modalidades de ensino e que, portanto, em sua opinião, os pesquisadores deveriam estar atentos a isso.

Leia o texto da palestra de Anne-Marie Chartier na íntegra, em pdf.

 

Veja mais sobre

Últimas notícias