Mostrar o que a turma aprendeu é essencial

Na hora de inscrever seu projeto no Prêmio Victor Civita, preste especial atenção ao item avaliação. Ele deve indicar os avanços dos alunos e os instrumentos usados para aferi-los

POR:
Daniele Pechi
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
Jandira de Oliveira Costa Stand, professora de Língua Portuguesa, com seus alunos da EMEF Humberto de Campos. Foto: Fernanda Preto
Alunos de Jandira Stand, professora de Língua Portuguesa da EMEF Humberto de Campos e Educadora Nota 10 em 2010. 

Todo ano, dez professores e um gestor escolar ganham o título de Educador Nota 10. Na acirrada disputa, um dos segredos de todos os vencedores é demonstrar com clareza aos selecionadores os avanços na aprendizagem que os trabalhos propiciaram.

Na inscrição dos projetos, esse tema é o cerne do item avaliação, um tópico a que os candidatos devem ter bastante atenção, pois ele é mais abrangente do que parece. O fundamental é indicar o que os alunos aprenderam, descrevendo os instrumentos utilizados para a aferição (provas, portfolio, seminários, participação em classe etc.), e contemplando quais das expectativas de aprendizagem do projeto se concretizaram. Isso deve estar presente em iniciativas de todas as etapas de ensino, como explica a Educadora Nota 10 do ano passado, Jandira Costa Stand. "No meu projeto de produção de texto, a aprendizagem dos procedimentos ficou clara quando analisei o portfolio de cada aluno".

Da avaliação deve ainda constar a análise do processo pedagógico, que envolve não só a constatação do que deu certo, mas também do que precisaria ser modificado ou aprofundado caso o projeto fosse realizado novamente. "Aqui é fundamental entrar um pouco de autocrítica e de autoavaliação", afirma Regina Scarpa, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita e coordenadora da premiação.

As vencedoras admitem que preencher esse item com clareza e concisão não é nada fácil. "Passei noites procurando as melhores palavras, o jeito mais eficiente de explicar o que os alunos aprenderam e uma forma de resumir tudo o que aconteceu durante o processo de aprendizagem", conta a professora Vânia Horner de Almeida, Educadora Nota 10 em 2007.

Por fim, vale lembrar que guardar os trabalhos realizados pelos alunos é outra providência importante. Afinal, eles servem como comprovação da aquisição dos novos conhecimentos. Mas atenção: não mande esses documentos junto com a inscrição. Caso sua iniciativa seja escolhida, você terá material para detalhar o êxito alcançado.

Agora que você já conheceu todas as orientações de como participar do Prêmio Victor Civita, basta acessar o site da premiação, ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviar o texto. Depois disso, será a hora de começar a torcer para estar entre os vencedores, que serão anunciados em agosto. Boa sorte!

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