Expectativas de aprendizagem em História - 6º ao 9º ano

Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II

POR:
NOVA ESCOLA

Nos dias de hoje, com o acesso dos jovens aos diversos meios de comunicação, o filtro e o entendimento daquilo que é ou não um fato histórico depende da seleção e da comparação de informações provenientes de fontes diversificadas. No Ensino Fundamental II, é importante que os alunos estudem semelhanças, diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, com ênfase no domínio da linguagem escrita. A prática contribui para a formação de um adolescente questionador, capaz de fazer uma leitura crítica de quem ele é e como é o mundo em que vive.

Expectativas de aprendizagem
? Identificar transformações temporais quanto às formas diferenciadas de ocupação do espaço e às mudanças na paisagem pelas populações, desde a Antiguidade até a contemporaneidade.
? Apontar mudanças na organização social quanto ao comércio, à produção de alimentos e no uso de recursos naturais em espaços diferenciados.
? Reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação e construção de memórias e identidades.
? Coletar informações de fontes históricas, como textos, imagens, objetos, mapas urbanos e edificações.
? Localizar no tempo e no espaço as sociedades estudadas.
? Valorizar atitudes de respeito à diversidade étnica e cultural.
? Dar importância aos intercâmbios entre as diferentes sociedades e às negociações na mediação de conflitos.
? Conhecer as mudanças na organização dos espaços e os conflitos sociais.
? Identificar transformações técnicas na produção e nas relações de trabalho vindas com a Revolução Industrial.
? Comparar a organização social e o espaço urbano das primeiras cidades industriais com o município em que se vive, inserindo-o na organização política e territorial brasileira.
? Conhecer o processo de organização das nações europeias, de independência política do Brasil e de construção do Estado nacional brasileiro.
? Estabelecer uma relação entre política e cultura, expressa em manifestações religiosas, artísticas e educacionais.
? Identificar as lutas políticas e sociais da população do município e os espaços de participação pública atuais.
? Conhecer a organização da república.
? Identificar os poderes econômicos e institucionais atuais no município.
? Reconhecer a importância dos movimentos pela igualdade de direitos.

 Fonte: Orientações Curriculares da prefeitura do município de São Paulo

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