Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Carlos Decotelli da Silva vai assumir a presidência do FNDE

A mesma portaria traz a nomeação de Luíza Monteiro Araújo para a Diretoria de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores Alfabetizadores

POR:
NOVA ESCOLA
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Carlos Alberto Decotelli da Silva vai ocupar o cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme divulgado nesta segunda-feira (04/02) pelo Diário Oficial da União. Ele assumirá o cargo que foi ocupado interinamente por Rogério Fernando Lot, chefe de gabinete do órgão que foi exonerado após a confusão do edital do PNLD. A própria nomeação de Decotelli foi alvo de um vai-não-vai dentro do Ministério da Educação (MEC).

A mesma portaria, assinada pela Casa Civil, traz Luíza Monteiro de Castro Dutra Araújo para exercer o cargo de Diretora de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores Alfabetizadores da Secretaria de Alfabetização.

LEIA MAIS   Os primeiros 30 dias do MEC de Bolsonaro

O nome de Decotelli havia sido anunciado já na primeira leva de indicações do Ministério da Educação (MEC), mas ele ainda não havia assumido o cargo. Ele é um dos pioneiros da Educação executiva em finanças no Brasil. Ele é professor de Finanças Nacionais e Internacionais, Análise de Investimentos, Mercado de Capitais e Derivativos. Já deu aulas na Fundação Getúlio Vargas (FGV), IBMEC, Febraban e Fundação Dom Cabral, além de cursos para empresas.

Ele participou ativamente das reuniões de transição no Ministério da Educação e é considerado um dos nomes sob influência dos militares no governo de Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS   Conheça o novo presidente do INEP

Carlos Alberto Decotelli da Silva possui experiência executiva de finanças em Bancos e Corretoras de Câmbio, Titulos e Valores Mobiliários. Em parceria com a FGV-IDE Management, ele criou o Curso Gestão Financeira Corporativa no New York Institute of Finance. É sócio administrador da Copas Treinamento e Consultoria. Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Rosário, mestre e MBA pela FGV e bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS   MEC nomeia defensora do ensino domiciliar para coordenar formação de alfabetizadores

Luíza Monteiro de Castro Dutra Araújo atuava como gerente de conteúdo no blog "Como educar seus filhos", que pertence a Carlos Nadalim, indicado para a Secretaria de Alfabetização. Lá, ela respondia também pela preparação de material para cursos online oferecidos pela empresa, como "Ensine Seus Filhos a Ler - Pré-alfabetização" e "Curso de alfabetização". Possui mestrado em Estudos Literários na área de Estudos Clássicos, Aperfeiçoamento em Curso Básico de Música, e graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Luíza Araújo já deu aulas de Grego Bíblico para uma turma do Curso Bíblia organizado pelo Serviço de Animação Bíblica (SAB) das Paulinas de Belo Horizonte.

Tags

Guias