Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Inove | Tecnologia


Por: Paula Salas

Teclado promove inclusão digital e a autonomia

O TiX oferece as funcionalidades de um teclado e mouse comuns em um painel acessível. Entenda:

O Núcleo de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Educação do Recife (PE), especializado em recursos para alunos com deficiência, colocou em teste uma tecnologia que pode mudar a vida de quem sente dificuldade para utilizar o computador: o TiX, um teclado e mouse inteligente desenhado especialmente para pessoas com problemas nas mãos.

O equipamento já chegou a 45 escolas municipais, como a EM Engenho do Meio, onde quase 20% dos alunos têm algum tipo de deficiência. Jeyse Oliveira, professora da sala de recursos, conta que a primeira a testar o TiX foi uma aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com artrose acentuada. “Ela sentia muitas dores ao utilizar o teclado comum, e o TiX mostrou-se ideal”, diz. O aparelho também já foi testado com alunos que têm deficiência intelectual, apresentando resultados satisfatórios. Em 2018, a rede recebeu o apoio do Google Education em um projeto piloto de formação. A proposta era capacitar os professores a ensinarem os alunos a utilizar as ferramentas da gigante de buscas a partir do teclado. “Percebemos que o TiX podia dar autonomia para que conseguissem escrever rapidamente um e-mail, por exemplo”, conta Heloína Paiva, formadora de professores e parceira do Google no projeto. “A possibilidade de acessar os recursos sozinhos aumentou a autoestima dos estudantes”, conta Jeyse. A partir deste ano, a rede já tem planos de adquirir pelo menos um TiX para cada escola.

LEIA TAMBÉM: Você sabe o que são tecnologias assistivas?

Uma opção mais acessível
Confira como funciona o TiX

Ilustração: Rodrigo Damati

Painel assistivo: Com as mesmas funcionalidades de um teclado e mouse comum, ele pode ser conectado, sem a necessidade de utilizar um software específico, ao computador ou a smartphones com sistema Android.

Central de comando: O TiX tem na área superior os botões para ligar, repetir e cancelar, o qual, ao tocar três vezes, modifica a função do painel para ser utilizado como mouse. Na área central, nove teclas grandes, coloridas, com maior espaçamento entre elas e sensíveis ao toque correspondem às letras, símbolos, números ou comandos do teclado.

Escrita inclusiva: Como um celular antigo, cada tecla corresponde a mais de uma letra, mas no lugar de clicar mais de uma vez nela, combina-se com outro botão. Para saber a combinação, ao redor de cada botão colorido há um octógono que indica o caractere e a outra tecla necessária para conseguir aquele símbolo. É mais fácil do que parece!