Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

print Imprimir download Salvar PDF salvar Salvar na coleção

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color whatsapp-color

Outras Colunas

  • Opinião
  • EdC
    Espaço de Convivência
  • EC
    Entre Colegas
  • C
    Contraponto
  • CdI
    Cultura da Infância
  • PN
    Pense Nisso
  • HR
    Heloisa Responde
  • Pesquisa Aplicada
  • Direito e Educação
  • newsletter
  • Newsletter estudantes

Como reavaliar um aluno que não foi bem em uma prova ou trabalho?

Avaliação

POR:
NOVA ESCOLA
01 de Novembro | 2014
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Neury responde

Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Lucas Machado Cardoso, Taquari, RS

Em casos de rendimento insuficiente, apenas aplicar outra avaliação ao estudante não resolve o problema - a não ser que a proposta inicial tenha sido inadequada. A função de avaliar é identificar o que o aluno sabe e o que precisa aprender. Ao refletir sobre os resultados e como é possível fazer para ajudá-lo a superar as dificuldades, o professor reorganiza o ensino para ampliar as oportunidades de aprendizagem dele. Ou seja, o educador opta por estratégias didáticas e intervenções adequadas à criança, que sejam diferentes das já realizadas e que não foram eficazes. Em relação aos instrumentos avaliativos, é recomendado que o professor combine ao longo do processo propostas escritas e orais, além de produções coletivas e individuais, de modo a abordar diversas habilidades e competências, superando um modelo hegemônico de avaliação.

Compartilhe este conteúdo:
facebook-color whatsapp-color

Tags

Avaliação Neury responde Diagnóstico inicial Recuperação
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann