Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

4 tendências para inserir ferramentas digitais na aula

A professora Débora Garofalo traz 11 indicações de materiais de leitura e em vídeo para refletir sobre as potências e papéis da tecnologia e fazer uma virada em suas aulas em 2019

POR:
Débora Garofalo
Crédito: Oli Dale/Unsplash

O primeiro passo para inserir tecnologias na sala de aula é a mudança de atitudes em nós, professores! O segundo passo é ouvir os estudantes e compreender quais são as ferramentas digitais que eles costumam usar. Em 2016, uma pesquisa promovida pelo Porvir, chamada “Nosso Escola em Reconstrução” ouviu 132 mil alunos, que pedem mudanças no processo de ensino. Entre os desejos está que a tecnologia seja inserida nas aulas.

LEIA MAIS Que habilidades deve ter o professor da Educação 4.0

Dentro deste cenário temos algumas tendências tecnológicas que estarão embasadas em quatro pilares (conheça no esquema abaixo) e prometem revolucionar as salas de aula em 2019.  Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, fiz uma seleção especial e gratuita para inspirá-lo. Vamos lá?!

Enfoque na transformação digital

Livro: Tecnologias digitais na Educação
O livro tem organização de Robson Pequeno de Sousa, Filomena Moita e Ana Beatriz Gomes Carvalho. E traz uma seleção de artigos que abordam as ferramentas digitais em sala de aula. Clique para realizar o download.

Série: Black Mirror
A série britânica criada por Charlie Brooker retrata e satiriza a sociedade contemporânea e as possíveis consequências de sua relação com a tecnologia. Os episódios não são sequenciais, cada um conta uma história com início, meio e fim, o que permite que você assista na ordem que preferir.

Aprendizagem Ativa

Artigo: Mudando a educação com as metodologias ativas
O autor do artigo é José Moran, docente da Universidade de São Paulo e pesquisador de mudanças na Educação. O conteúdo está disponível para leitura aqui.

Programação e Robótica 

Livro: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador
Criado Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows. O livro é disponibilizado gratuito e em diversos idiomas e provê atividades extras e vídeos demonstrativos. Clique aqui para acessar o livro em português.

Filme: Wall-E
A história dessa animação da Pixar e Disney acontece no futuro, quando a humanidade abandonou a Terra em uma nave espacial gigantesca, após a poluição deixar o planeta inabitável. O filme tem uma mensagem sustentável. Além disso, também aborda os “defeitos” dos robôs e que eles podem desenvolver personalidades e sentimentos, além da sua programação.

Série: Mr. Robot

No filme, o hacker Elliot tem sérios problemas para se relacionar com outras pessoas. Ele trabalha numa empresa especializada em segurança digital durante o dia e combate ao crime usando suas habilidades de informática à noite. O vilão Mr. Robot, personagem que dá nome à série, contrata Elliot para fazer parte de sua comunidade de hackers com o objetivo de destruir uma megacorporação. O enredo trata de espionagem digital, programação, softwares e o uso da tecnologia em nossas vidas.

Aprendizagem socioemocional 

Leitura: Especial Socioemocionais
A tecnologia é um suporte para  práticas educacionais e necessária na Educação para o século 21 e seus desafios. Neste especial do Porvir, você pode conhecer mais sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais e as recomendações para preparar os alunos para o presente e futuro. Clique aqui para ter acesso ao especial.

E-book: Competências socioemocionais e saúde mental na escola
Produzido pela NOVA ESCOLA, em parceria com o Facebook, o material explora como competências como abertura ao novo, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e resiliência emocional podem colaborar na formação e saúde mental de crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Confira gratuitamente aqui.

Filme: Escola de Rock
O filme mostra a história de um músico que se passa por professor substituto, interpretado por Jack Black. Ao cair de paraquedas em uma escola cheia de padrões rígidos e foco em performance, sua chegada transforma os padrões e a convivência entre todos. A diversão desse filme nos faz lembrar do caráter lúdico e do divertimento que não pode se perder durante o processo de ensino. Remete às habilidades da autonomia, criatividade, autenticidade e união, necessárias para se atingir qualquer objetivo em comum.

Filme: A Teoria de Tudo
A produção conta a biografia de Stephen Hawking, um dos mais relevantes cientistas dos últimos tempos. Após descobrir ser portador de uma doença degenerativa incurável  (esclerose lateral amiotrófica) aos 21 anos, o brilhante estudante de Física se mostra um símbolo de esperança e superação por toda sua vida. A história de Hawking faz lembrar de seu papel como estudante e professor ao mesmo tempo. Afinal, além de seus constantes estudos e desenvolvimento de teorias, ele também foi professor na Universidade de Cambrige. Para muito além dos feitos relacionados à sua inteligência cognitiva, as habilidades socioemocionais de Hawking como, por exemplo, a da resiliência, são extremamente fortalecidas neste filme.

Filme: As Vantagens de Ser Invisível
O longa ajuda a nós, educadores, a lembrar dos desafios sociais dos adolescentes na escola. Neste filme, o protagonista é Charlie, um jovem que se sente constantemente deslocado. Mas, com o apoio de dois novos amigos, começa a trabalhar questões emocionais mal resolvidas de sua infância. Charlie convive com dramas característicos dessa fase, como deslocamento social, solidão, primeiros relacionamentos amorosos e problemas com a família. Mas além disso, também lida com outras tensões ainda maiores como o suicídio de um amigo. Um filme que ajuda a criar empatia por esses desafios através de uma visão ampla de tudo aquilo que os adolescentes podem estar vivendo de maneira mais ou menos intensa em sua vida pessoal, especialmente em torno dos convívios estabelecidos na escola.

E você, querido professor, possui alguma outra sugestão? Compartilhe aqui nos comentários, para que possamos nos inspirar e fazer a diferença em nossas escolas e aulas.

Um grande abraço, 

Débora Garofalo
Professora da rede Municipal de Ensino de São Paulo, formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, colunista de Tecnologia para o site da NOVA ESCOLA, Vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e Top 50 no Prêmio Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação.

Tags

Guias

Aprofunde sua leitura