Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Luiz Tozi, do Centro Paula Souza, assume Secretaria Executiva do MEC

Com grande experiência em Educação Profissional, Tozi assume cargo mais elevado na Educação brasileira abaixo do ministro

POR:
Laís Semis
Durante cerimônia de transmissão do cargo de Ministro de Estado da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez (à esq.) apresentou Luiz Antonio Tozi como  secretário executivo da sua gestão     Foto: Luis Fortes/MEC

O Ministério da Educação (MEC) do presidente Jair Bolsonaro (PSL) conta com mais um nome: Luiz Antonio Tozi. O vice-diretor-superintendente do Centro Paula Souza assume a Secretaria Executiva da pasta. O anúncio foi feito oficialmente durante a cerimônia de transmissão de cargo que empossou o novo ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez.

LEIA MAIS O que esperar do ministro da Educação de Jair Bolsonaro

O cargo é um dos mais altos dentro do Ministério da Educação. Como um “braço-direito” do ministro, cabe ao secretário executivo auxiliar na coordenação das atividades das secretarias que integram o MEC, auxiliar na definição de diretrizes e implementação de políticas, coordenar as atividades dos sistemas federais de planejamento e orçamento. Ele é também o “substituto” do ministro na impossibilidade de atuação do oficial.

O futuro secretário possui articulação tanto com Educação Profissional quanto Superior. Tozi está na administração do Centro Paulo Souza desde 2016. Formado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (USP), Tozi possui mestrado em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica e doutorado em Engenharia Mecânica. O futuro secretário também passou pela gestão da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (FATEC), onde ainda leciona. No Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ele coordena um grupo de pesquisas sobre sistemas de transporte e coordenou o núcleo de modernização do Instituto. Ele faz parte do "grupo do ITA", como vem sendo chamado o núcleo de profissionais ligado ao instituto que foram nomeados para cargos na Educação.

O Centro Paula Souza é conhecido como uma das melhores instituições de ensino profissional em São Paulo. Conta com 223 escolas técnicas (conhecidas como Etecs) e 72 faculdades de tecnologia (Fatecs) estaduais em São Paulo. Ao todo, a instituição soma 208 mil estudantes nos ensinos Técnico, Médio e Técnico Integrado ao Médio e 83 mil alunos em cursos de graduação tecnológica.

Tags

Aprofunde sua leitura