Como ensinar sobre a evolução sem desrespeitar as crenças religiosas dos alunos?

Ciências

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Neury responde

Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Eder Carlos Ferreira, Siqueira Campos, PR

É recomendado que a abordagem de temas como esse em sala de aula comece com a socialização das ideias que as crianças têm sobre o assunto. A exploração dos saberes que emergem do cotidiano delas, difundido pelas variadas experiências familiares, deve ser o ponto de partida para problematizar a questão. Por exemplo, depois de perguntar a elas sobre qual a origem da vida e levantar o que dizem, proponha uma investigação: o que a comunidade científica diz sobre isso ao longo dos séculos? É essencial que os alunos se apropriem de conhecimentos construídos historicamente, aprendam que há diferentes perspectivas sobre o mesmo fato e aproximem-se de versões da ciência. O conhecimento escolar é construído integrando o saber cotidiano e o científico.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias