Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

As frases mais marcantes da Educação em 2018

Veja o que foi dito sobre a BNCC, formação de professores e outros grandes temas da Educação

POR:
Soraia Yoshida
Do alto, a partir da esquerda: Jair Bolsonaro, Maria Inês Fini, Malala, César Callegari, Rossieli Soares e Cármen Lúcia   Foto: Agência Brasil/Fotos Públicas/MEC

O ano de 2018 foi marcado por debates intensos na Educação. Em meio a um cenário politicamente dividido, debates sobre reforma do Ensino Médio, greves de professores e questões de ideologia e gênero dominaram, em momentos diferentes, as conversas sobre educação. 

A seguir, você vai relembrar algumas das frases mais marcantes do ano. Elas não refletem a opinião de NOVA ESCOLA, mas são um reflexo do que foi falado em 2018.

Aluno e o mundo

"O letramento midiático enfatiza a ideia de que as crianças podem aprender a expressar suas opiniões de maneira pública desde a infância. Se uma geração de crianças tiver esse letramento como parte de seu aprendizado e praticar com frequência, elas terão menos receio e se sentirão mais seguras a participar do processo democrático."

Renee Hobbs, professora norte-americana de Educação Midiática na Escola de Comunicação e Mídia Harrington na Universidade de Rhode Island, sobre alfabetização midiática

"A escola tem que representar, seja ela pública ou privada, a pluralidade de cada ser humano que compõe o nosso mundo e a diversidade de ponto de vistas que o compõem. A casa pode ensinar os seus valores religiosos, por exemplo, mas compete à escola ensinar o valor do convívio com o diferente. Restringir ou cercear isso descaracteriza o significado dessa experiência pública, na bolha do espaço privado, e assalta a liberdade dos alunos."
José Sérgio Fonseca de Carvalho, professor de Filosofia da Educação da USP, ao falar sobre a importância da escola na construção do indivíduo

Aprendizagem

"Não podemos educar uma criança que tem uma história de dor fingindo que ela é sempre feliz ou que está sempre contente. Essa criança que tem uma história de dor vai se comportar mal em classe porque ela não aguenta mais sustentar sua dor sozinha. Ele não precisa que alguém lhe diga 'Seja simpático, comporte-se bem, seja bom', ela precisa que alguém olhe para aquela dor e converse com ela."
Eva Martínez, escritora e formadora de formadores da Universitat Autónoma de Barcelona (UAB) sobre a necessidade de as crianças terem contato com histórias tristes

"Temos três tarefas pela frente. A primeira é melhorar a qualidade do ensino, desenvolvendo excelência nas escolas. A seguir, garantir a equidade. A terceira é preparar esses jovens para o século XXI, pois sequer concluímos a tarefa de criar uma boa escola no século XX. Temos muitas pendências justamente em um momento em que a inteligência artificial substitui o trabalho humano até em tarefas que exigem competências cognitivas. Equilibrar essas demandas será o grande desafio para o Brasil, mas não é algo impossível."
Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre as questões da Educação

"Educação é uma prática política, sempre envolve fazer certas questões que têm respostas alternativas, conflituosas. Qual é o papel da Educação? Qual é a imagem da escola? (...) Temos que lembrar que o centro da Educação é um discurso político democrático. Minha perspectiva é que muito desse discurso foi perdido, porque há uma tendência de ser oferecido apenas um jeito de fazer as coisas."
Peter Moss, pesquisador britânico especializado em Educação Infantil, sobre a visão política na Educação

Direitos dos professores

"Eu não sou missionária, eu não sou heroína, eu não sou coitadinha. Eu sou uma profissional da Educação, sou uma trabalhadora.”
Luciana Xavier, professora do Centro de Educação Infantil Helena Pereira de Morais, que foi atingida por um golpe de cassetete durante protesto na Câmara dos Vereadores em São Paulo contra projeto que propõe reforma da previdência para servidores municipais

Educação como direito

"O Brasil na década de 90 tinha o desafio que era colocar todo mundo para dentro da escola. Essa era a clareza do desafio. O que a gente está tentando dizer para a sociedade agora é: temos um novo grande desafio. Garantir que eles tenham acesso à Educação de verdade, não é o acesso a entrar na escola. É o acesso a aprender mesmo."
Rossieli Soares, ministro da Educação, em entrevista a NOVA ESCOLA

"Somos herdeiros da Constituição de 1988. Por isso, acreditamos que a Educação deve ser direito de todos e todas no Brasil."
Leandro Beguoci, diretor editorial e de design da NOVA ESCOLA, sobre a cobertura eleitoral de NOVA ESCOLA em 2018

"Os homens devem entender que empoderar as mulheres também traz benefícios a eles, ajuda a economia, em termos de mais empregos, mais segurança. Uma mulher que teve uma boa educação tem mais chances de ter uma família saudável. As mulheres instruídas podem conhecer problemas como as mudanças climáticas e tantos outros temas, ajudar a resolver os problemas do mundo."
Malala Yousafzai, ativista paquistanesa que defende o direito das meninas à Educação, em palestra no Brasil

"Precisamos acreditar que a escola pública pode ter uma Educação de qualidade. E para os meus alunos do 3o. Ano queria dizer que essa conquista é nossa porque nós somos um grupos e nesse grupo, ninguém fica pra trás."
Elenir Novaes, professora do Ensino Fundamental em São Sebastião do Paraíso (MG), uma das premiadas no Educador Nota 10


Enem e gênero

"Pelo amor de Deus, esse tema, a linguagem particular daquelas pessoas, o que a gente tem a ver com isso? Quando a gente vai ver a tradução, um absurdo”, disse ele. “Pode ter certeza que não vai ter uma questão daquela no ano que vem. Nós vamos tomar conhecimento da prova antes."
Jair Bolsonaro, em post no Twitter, ao se referir a uma questão na prova do Enem que mencionava gírias utilizadas pela comunidade LGBT

"Eu só lamento que algumas leituras tenham sido equivocadas, mas cada pessoa, cada leitor do mundo faz uma interpretação do texto da maneira como quer, não é? Com a sua cultura, com seus valores e com as suas ideologias."
Maria Inês Fini, presidente do Inep após a polêmica envolvendo uma questão na prova do Enem que foi criticada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro

"Essa aí não esteve à frente da prova do Enem? É cartão vermelho, não tem nem amarelo."
Jair Bolsonaro, presidente eleito, ao comentar a possível indicação de Maria Inês Fini para o Ministério da Educação

"É não compreender a natureza da prova e não entender que pedir para o jovem que ele identifique as características de um dialeto como uma identidade linguística de um pequeno grupo e, sem querer, foi o grupo LGBTI, não vai fazer ninguém virar homossexual."
Maria Inês Fini, presidente do INEP, ao comentar os ataques feitos via redes sociais e críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro

Escola Sem Partido

“Se a liberdade de consciência e de crença é inviolável, como diz a Constituição Federal, o professor não pode se aproveitar da presença obrigatória dos alunos em sala de aula para submetê-los a uma pregação ideológica, religiosa, moral, política ou partidária.”
Miguel Nagib, autor e coordenador do movimento Escola Sem Partido, em seu parecer sobre a prática de doutrinação em sala de aula  

"Não me parece que as redes sociais sejam um bom termômetro para se criar leis."
João Paulo Faustinoni e Silva, promotor de justiça do Grupo Especial de Educação do núcleo da capital do Ministério Público de São Paulo, sobre a falta de embasamento empírico dos projetos de lei baseados no Escola Sem Partido

Formação de professores

"Na Educação, ainda se dá o mesmo tratamento para todos - esperando que os resultados sejam bons. Não é a resposta. Acho que precisamos dar aos professores mais autonomia numa cultura colaborativa para moldar o ambiente de trabalho e ajudar estudantes a avançar."
Andreas Schleicher, coordenador do Pisa, durante o evento “Competências Ibero-America”

"Não há duas crianças que sejam iguais, mas os objetivos do currículo o são, então formadores precisam se tornar mais “personalizados” para ajudar professores que vêm de diferentes níveis econômicos e sociais. Trazer o currículo até a criança e levar a criança até o currículo."
Linda Darling-Hammond, professora emérita da Universidade de Stanford e uma das formadoras mais respeitadas da atualidade

Homeschooling

"Por convicção filosófica, sou mais favorável à autonomia e emancipação das pessoas do que do paternalismo do Estado. O fato de eu considerar o ensino domiciliar como compatível com a Constituição não significa que eu considere essa uma opção melhor ou pior. Esse juízo não é meu. Para os meus próprios filhos, eu optei por uma escolarização formal. Mas respeito quem opte por um caminho diferente"
Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ao votar a favor do ensino domiciliar em processo do qual era relator e que acabou arquivado

Ideologia

"Estavam discutindo ali, comemorando o lançamento de um material para combater a homofobia, que passou a ser conhecido como kit gay. Entre esse material estava esse livro lá. Então, o pai que tenha filho na sala agora, retira o filho da sala, para ele não ver isso aqui. Se bem que na biblioteca das escolas públicas tem."
Jair Bolsonaro, então candidato à presidência, em entrevista ao Jornal Nacional, citando o que ficou conhecido como “kit gay”, mas o título nunca foi comprado pelo MEC nem foi incluído no projeto Escola sem Homofobia. O fato foi checado e desmentido pelo Comprova, coalização de 24 veículos de imprensa, e repercutido em toda a mídia

"Pensamento único é para ditadores. Verdade absoluta é para tiranos. A democracia é plural em sua essência. E é esse princípio que assegura a igualdade de direitos individuais na diversidade dos indivíduos."
Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), em medida cautelar sobre as operações policiais nas universidades públicas às vésperas do segundo turno eleitoral

Reforma do Ensino Médio

"Quanto à proposta de BNCC elaborada pelo MEC, proponho que ela seja rejeitada e devolvida à origem. Seus problemas são insanáveis no âmbito do CNE. Ela precisa ser refeita."
César Callegari, conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) em carta após deixar a presidência da comissão da Base no CNE

“Eu não posso votar contra porque sou a favor de uma Base, mas eu ter me abstido é como se eu tivesse votado contra”
Chico Soares, conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), ao explicar por que decidiu se abster de votar sobre a Base do Ensino Médio, que acabou sendo aprovada

"A escola é um território de relações reais de grande importância. Parte do que aprendemos nela não está nos livros, mas na construção de respeito às diferenças e ao reconhecimento da diversidade. São elementos que não podem ser desenvolvidos adequadamente pelo aluno através de um computador.”
César Callegari, conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) após o "vazamento" do documento da Base do Ensino Médio que prevê ensino à distância 

Sucessão no MEC

"Não fazia mais sentido continuar."
Maria Helena Guimarães, secretária-executiva do MEC ao pedir exoneração após a nomeação de Rossieli Soares para o ministério

"Minha motivação não é com Governo X ou Y. É com Educação. O Brasil está em crise, mas a Educação, não. Ela é a política mais avaliada no país."
Haroldo Rocha, secretário de Educação do Espírito Santo, após ser "desconvidado" para a secretaria-executiva do MEC

"O Ensino Médio está no fundo do poço."
Rossieli Soares, ministro da Educação, sobre a situação do Ensino Médio

Transição de governo

"Escola é lugar de se aprender física, matemática, química e fazer com que no futuro tenhamos um bom empregado, um bom patrão e um bom liberal. Esse é o objetivo da educação."
Jair Bolsonaro, presidente eleito, ao comentar a sua visão sobre a importância na Educação no Brasil

"Todas as escolas deveriam ter os Conselhos de Ética, que zelassem pela reta educação moral dos alunos. Não se trata de comitês de moralismo, nem de juntas de censura. Trata-se de institucionalizar a reflexão sobre matérias éticas e acerca da forma em que cada escola está correspondendo a essa exigência."
Ricardo Vélez Rodríguez, futuro ministro da Educação ao comentar a criação de conselhos de ética nas escolas em seu blog Rocinante

 



Tags

Guias

Tags

Guias