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Didáticas específicas são a chave do ensino

Didáticas específicas de cada disciplina tornam mais claro o que e como ensinar

POR:
Rodrigo Ratier, Beatriz Santomauro, Amanda Polato, NOVA ESCOLA

Esta reportagem trata de um tema que está transformando a Educação. Uma inovação silenciosa, mas de alcance duradouro, que pode beneficiar muito seu trabalho: estudos que se debruçam sobre a arte de ensinar, investigando as maneiras mais eficazes de ajudar a garotada a compreender os conteúdos. São investigações de conceitos e teorias de Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Chamadas de didáticas específicas, enfocam as dificuldades próprias de cada área  afinal, quem disse que o jeito de explicar frações serve também para levar a meninada a ler?

Essas pesquisas se baseiam no dia a dia da sala de aula. "Com meus alunos de Pedagogia, procuro cada vez mais discutir as circunstâncias peculiares que eles vivenciam com as crianças", afirma Carmem Lúcia Enterer, que leciona Didática e Práticas Educativas na Universidade Federal de Minas Gerais. As perguntas que nascem da prática vão muito além do "como ensinar?". O que a turma já sabe sobre o tema a ser tratado? Quais os efeitos esperados de minha atuação? E o principal: o que ensinar - e como as crianças vão aprender esse conteúdo?

Em busca da aprendizagem

Currículos e conteúdos precisam encaminhar o estudante rumo à aprendizagem. "Para que ele seja capaz de buscar o conhecimento, é importante que desenvolva habilidades de leitura, interpretação, estudo independente e pesquisa", diz Maria Inês Marcondes, especialista em formação e prática pedagógica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Como forma de contribuir para o avanço da atividade docente, NOVA ESCOLA coletou práticas de ensino e aprendizagem indispensáveis do 1º ao 5º ano. São situações didáticas essenciais que conjugam conteúdos e formas de ensino que levam as crianças a construir os esquemas de conhecimento necessários para a compreensão (leia abaixo a relação completa). Elas não funcionam de forma isolada, mas são úteis como parte de atividades permanentes, sequências didáticas ou projetos.

O conjunto de 30 atividades foi elaborado com a colaboração de 10 pesquisadores e profissionais de formação continuada. Como as práticas selecionadas já fazem parte do cotidiano de diversos educadores, dez deles demonstram como as aplicam.

A sugestão é encarar este material não como um manual de receitas, mas como um ponto de partida a ser adaptado a sua realidade e confrontado com sua experiência. Esses procedimentos vão ajudá-lo a refletir sobre a prática, o que é essencial para o aprimoramento profissional.

O que não pode faltar

Confira as situações didáticas específicas de cada disciplina, indicadas por especialistas consultados por NOVA ESCOLA. 

Artes

  • Produção
  • Percurso de criação pessoal
  • Interpretação de imagens
  • Fala, leitura e escrita sobre Arte

Ciências

  • Observação
  • Experimentação
  • Pesquisa em textos
  • Leitura e escrita sobre Ciências

Educação Física

  • Leitura de práticas corporais
  • Atividades praticas
  • Aprofundamento dos conhecimentos

Geografia

  • Leitura e escrita sobre Geografia
  • Atividades com imagens e mapas
  • Trabalho de campo

História

  • Trabalho com sujeitos históricos e perspectivas
  • Leitura e escrita sobre História
  • Leitura de mapas geográficos e históricos
  • Representação gráfica do tempo
  • Análise de imagens

Língua Portuguesa

  • Leitura para a classe
  • Leitura para aprender a ler
  • Escrita para aprender a escrever
  • Produção textual
  • Comunicação oral

Matemática

  • Estratégias de cálculo
  • Resolução de problemas
  • Registro oral e escrito
  • Construção, reprodução e identificação de figuras
  • Exploração e reconhecimento de corpos geométricos
  • Medição e comparação de medidas
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