Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

O que sabemos sobre o grupo de transição da Educação de Jair Bolsonaro

O grupo técnico inclui militares, professores de universidades e especialista em ensino à distância

POR:
NOVA ESCOLA
Fachada lateral do Ministério da Educação em Brasília   Foto: Arquivo/Agência Brasil

O grupo técnico de Educação do Gabinete de Transição Governamental tem trabalhado nas últimas semanas para entender os meandros do funcionamento do Ministério da Educação (MEC). À parte o futuro ministro Ricardo Véles Rodríguez, que teve seu perfil analisado pela imprensa, os demais nomes ainda são pouco conhecidos até mesmo dentro da área. O grupo inclui militares, assessores de gabinete e candidatos do PSL à Câmara dos Deputados que não conseguiram se eleger. Conheça um pouco mais sobre eles:

Ricardo Véles Rodríguez – Coordenador
Graduado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana, na Colômbia, e em Teologia pelo Seminário Conciliar de Bogotá, ele possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutorado na mesma área pela Universidade Gama Filho. Foi professor em diversas universidades brasileiras, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e estrangeiras, em países como França, Estados Unidos e a própria Colômbia. Também é professor-emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), instituição que atua na formação de oficiais de alta patente, preparando-os para assumir o generalato. Vai ocupar o cargo de ministro da Educação.

Paulo Roberto – Coordenador-adjunto
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Brasília, ele trabalhou na organização das reuniões do chamado Grupo de Brasília, que formulou propostas para Jair Bolsonaro. Foi secretário parlamentar do gabinete de Bolsonaro na Câmara dos Deputados. 

Eduardo Federizzi Sallenave
Graduado em História pela Universidade de Brasília, ele é professor de História do Instituto Federal de Brasília, Campus Gama. Também atua como youtuber em que dá um curso completo de Gramática, explicando o que são fonemas, sílabas, acentuação e estrutura de palavras. Tem artigos publicados no site Puggina.org, que reúne textos de autores que se definem como conservadores e liberais. 

Fabio de Barros Correia Filho
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado em Saúde Pública pela Emory University School of Public Health (Atlanta, EUA). Atuou como clínico em postos de saúde de Olinda e Recife e chefiou a Divisão de Epidemiologia de Olinda. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atua como consultor na área de saúde pública na Câmara dos Deputados.

Greice Naomi Yamaguchi
Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ela possui mestrado na Université Paris X Naterre e doutorado em Estratégia e Gerenciamento de Empresas pela HEC Hautes Études Commerciales. Foi candidata a vereadora pelo Novo e a deputada federal pelo PSL, mas não foi eleita. 

Márcia Amarilio da Cunha Silva
Primeira mulher na equipe de Jair Bolsonaro, é tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e atua como assessora parlamentar do Conselho de Corpos de Bombeiros. Graduada pela Universidade de Brasília, é especialista em segurança pública e teria sido indicada por um grupo de generais da reserva, comandado pelo futuro ministro da Defesa, Augusto Heleno. 

Orley José da Silva
Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ele atua como professor na Secretaria Municipal de Goiânia. É pesquisador informal do livro didático e do Currículo Escolar. É um colaborador ativo do Escola Sem Partido e defende o projeto que está sendo apreciado pela Câmara dos Deputados. 

Robson Santos da Silva
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catariana e possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Atua como professor na Universidade Anhembi-Morumbi e é CEO da consultoria EADAMAZON, de ensino à distância.

Rodrigo Almeida Morais
Secretário-geral do PSL em São Paulo, ele é ligado a Eduardo Bolsonaro, filho do presidente eleito. 

Wilson Nobre
Bombeiro militar, foi candidato a deputado federal pelo PRB no Distrito Federal, mas não foi eleito. Graduado em Administração de Empresas, já foi diretor-adjunto do Zoológico de Brasília, subsecretário de Crédito da Secretaria de Microempresa e assessor legislativo do deputado federal Ronaldo Fonseca.

 

Tags

Guias