Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Educação Infantil: 11 planos de atividades para todos os momentos do dia

Da chegada à escola até a hora de dormir, passando pela refeição, veja como planejar e realizar atividades com as crianças

POR:
Ana Ligia Scachetti
Foto: Getty Images

Trabalhar na Educação Infantil tem um desafio extra: durante um período com as crianças, acontecem muuuuuitas atividades. Haja criatividade e planejamento para dar conta de tudo. Pensando nisso, selecionamos 11 planos de atividades fresquinhos, produzidos pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA, para colaborar com os vários momentos da rotina com os pequenos. Confira abaixo e, se quiser, utilize a busca para encontrar outras possibilidades

A chegada na escola
 (
Clique aqui para fazer download)
Para esta atividade, o professor deve organizar a sala em quatro estações configuradas como “cantos”: o canto dos potes, o canto de materiais de largo alcance, o canto de peças de encaixe e o canto de bonecas e paninhos; materiais com os quais as crianças já devem ter familiaridade e ter brincado anteriormente. A partir daí, as crianças vão explorar esses espaços.

 

Vamos todos lavar as mãos (Clique aqui para fazer download)
Separe um momento da rotina para que as crianças aprendam como lavar as mãos. A ideia é que as vivências no ateliê de artes, no tanque de areia ou na sala de atividades precisem de higienização posterior. Com isso, as crianças entendem que isso fará parte de sua rotina

 

Na hora de ir ao banheiro
É importante que o professor conheça as crianças e saiba em que fase cada uma se encontra em relação ao processo de desfralde, inclusive com informações trocadas entre escola e família. Para ajudar nesse processo, você tem aqui três planos para momentos diferentes.

- Visitar e explorar o banheiro (Clique aqui para fazer download). Utilize o espaço da sala para criar estações ou centros de brincadeiras com bonecas sentadas em penicos, bonecas de fraldas e bonecas sem fraldas.

- Autonomia no momento do banheiro (Clique aqui para fazer download). O ideal é aproveitar as idas rotineiras ao banheiro que as crianças já costumam seguir e, acompanhado de outro adulto, organizar pequenos grupos para levar as crianças ao banheiro em um momento de real necessidade.

- Orientações para desfralde (Clique aqui para fazer download). Família e escola necessitam caminhar juntas nesse processo. As famílias precisam anotar a rotina das crianças, os horários e frequência com que vão ao banheiro e passar ao professor. Respeitando o tempo da criança, o início do desfralde deve ser combinado com a família e iniciado no fim de semana, para que a escola possa dar continuidade.

 

Chegou a hora de comer
A refeição é um momento essencial da rotina das crianças. Para que elas ganhem autonomia gradativamente, NOVA ESCOLA tem dois planos que podem ajudar professores.

- Organizando a refeição (Clique aqui para fazer download). Nesta atividade, as crianças vão ajudar a organizar talheres, pratos, copos e outros objetos no espaço onde irão comer. A ideia é organizar os itens que as crianças sempre usam de maneira diferente e, a partir daquele dia, pedir que passem a ajudar na organização dos talheres, guardanapos, garrafinhas etc

- Organizando a alimentação dos bebês (Clique aqui para fazer download). Considerando as individualidades e preferências pessoais dos bebês, de maneira a favorecer sua autonomia, planeje um tempo de alimentação diferente para criar um momento com mais tempo.

Vamos brincar juntos?
O momento de brincar é essencial na formação das crianças, para que elas possam explorar o universo lúdico. Há várias atividades que podem ser planejadas, então sugerimos duas que podem ser aplicadas.

- Obtendo novas sensações na areia (Clique aqui para fazer download). As crianças irão tocar na areia e observar como essa superfície se comporta. Você pode usar potes, folhas e brinquedos emborrachados para que as crianças possam explorar os materiais.

- Brincadeiras no parque (Clique aqui para fazer download). A partir de ideias das crianças, o grupo pode levar novos materiais para criar brincadeiras no parque. É importante que as brincadeiras sejam frequentes dentro da rotina das crianças na escola. Nas conversas com as crianças e nos seus registros, você pode falar sobre o que há no parque e do que elas gostam de brincar.

LEIA MAIS  E-book: 10 maneiras para tornar a escola mais saudável para os pequenos

Ah, bateu aquele soninho
Entenda como transformar esse momento do dia em uma atividade que pode ser compartilhada com as famílias e as outras crianças.

Massagem para a soneca dos bebês (Clique aqui para fazer download). Nesta atividade, as crianças irão fazer massagens nos amigos e em si próprias, com o apoio da professora. Disponha colchões ou tapetes na sala, de maneira que seja possível a finalização desta atividade com o momento de descanso. Realize uma seleção prévia de músicas tranquilas.

Conversando sobre o momento do sono (Clique aqui para fazer download). Organize rodas de conversa para discutir sobre as situações em que as crianças se preparam para dormir, em casa e na escola. Para esta atividade, peça às famílias que tragam fotos e objetos que estejam relacionadas ao momento do sono.

 

Aprofunde sua leitura