Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Biblioteca Essencial do Professor reúne os livros que você precisa na sua estante

Projeto conta com obras que inspiram novos conhecimentos para educadores

POR:
NOVA ESCOLA

Biblioteca Essencial do Professor

A NOVA ESCOLA lança junto com a Fundação Lemann o projeto Biblioteca Essencial do Professor que reúne uma coleção de livros para professores, formadores e também gestores da Educação. O conteúdo inspira novos conhecimentos para os educadores pensarem em formas de garantir uma aprendizagem melhor para os alunos.

A Biblioteca Essencial do Professor conta com nove obras de ponta que vão devolver o protagonismo ao chão da escola. São livros com uma diversidade de visões pedagógicas, mas com dois pontos em comum: sistematizam a prática docente e propõem novas análises para ela.

São obras a respeito de Matemática, como Mentalidades Matemáticas – Estimulando o Potencial dos Estudantes por Meio da Matemática Criativa, das Mensagens Inspiradoras e do Ensino Inovador (Editora Penso), de Jo Boaler, da Universidade de Stanford (Estados Unidos). Em Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégia para Salas de Aula Heterogêneas, (Editora Penso), Elizabeth Cohen (1932-2005) e Rachel Lotan, da Universidade de Stanford (Estados Unidos), descrevem passos importantes para usar em sala de aula e também toda a teoria para que o professor consiga planejar, desenhar e avaliar de forma efetiva.

Há também uma obra importante sobre gestão, o livro Gestão da Sala de Aula – Lições da Pesquisa e da Prática para Trabalhar com Adolescentes (Editora Penso), de Carol Simon Weinstein e Ingrid Novodvorsky, que aborda formas de manejo eficiente de sala de aula para que o ambiente de ensino e de aprendizagem seja organizado e orientado por normas de comportamento que favoreçam e estimulem a colaboração e a ausência de indisciplina e violência.

Todos os livros da coleção vêm com um encarte que traz uma resenha e um glossário com os termos mais importantes para a compreensão dos assuntos abordados.

Nesta página do site de NOVA ESCOLA você vai encontrar alguns destes encartes e conhecer um pouco mais sobre estas obras, inclusive com a possibilidade de baixar o encarte em PDF.

Como afirma o diretor editorial da NOVA ESCOLA, Leandro Beguoci, “a biblioteca foi pensada como uma coleção para educadores interessados em mudar a educação pública no Brasil”.

“Acreditamos que ela será especialmente útil para formadores, orientadores e coordenadores pedagógicos. São profissionais que tanto precisam de referências didáticas, mas que raramente encontram esse conteúdo em livros ricos em prática e teoria. Também pode ser muito útil para quem está disposto a renovar sua atuação docente.”

Além do lançamento da Biblioteca Essencial do Professor, a Fundação Lemann também organiza neste dia 7 de dezembro um encontro para educadores debaterem sobre práticas que deram certo na sala de aula e o que fazer para que elas aconteçam para valer no dia a dia das escolas, o evento Práticas de sala de aula: um debate de professor para professor.

Tags

Guias

Tags

Guias