Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Biblioteca Essencial do Professor reúne os livros que você precisa na sua estante

Projeto conta com obras que inspiram novos conhecimentos para educadores

POR:
NOVA ESCOLA

Biblioteca Essencial do Professor

A NOVA ESCOLA lança juntamente com a Fundação Lemann o projeto Biblioteca Essencial do Professor que reúne uma coleção de livros para professores, formadores e também gestores da Educação. O conteúdo inspira novos conhecimentos para os educadores pensarem em formas de garantir uma aprendizagem melhor para os alunos.

A Biblioteca Essencial do Professor conta com nove obras de ponta que vão devolver o protagonismo ao chão da escola. São livros com uma diversidade de visões pedagógicas, mas com dois pontos em comum: sistematizam a prática docente e propõem novas análises para ela.

A coleção traz 9 títulos e cada um deles é acompanhado de um encarte que traz uma resenha e um glossário com os termos mais importantes para a compreensão dos assuntos abordados.

Veja a seguir os títulos da Biblioteca Essencial do Professor:

Mentalidades Matemáticas – Estimulando o Potencial dos Estudantes por Meio da Matemática Criativa, das Mensagens Inspiradoras e do Ensino Inovador 
Jo Boaler, da Universidade de Stanford (EUA)
Editora Penso
A autora questiona, pesquisa, problematiza e propõe reflexões profundas sobre o ensino da disciplina. Seus estudos levam a discussão a outro patamar quando afirma que todos são capazes de aprender Matemática em altos níveis, independentemente do gênero, lugar social, etnia e até mesmo das escolhas profissionais.


Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégia para Salas de Aula Heterogêneas
 
Elizabeth Cohen (1932-2005) e Rachel Lotan, da Universidade de Stanford (EUA)
Editora Penso
Nesta obra, as autoras descrevem passos importantes para usar em sala de aula e também toda a teoria para que o professor consiga planejar, desenhar e avaliar de forma efetiva.

Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação
Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani
Editora Penso
No livro, os participantes do Grupo de Experimentações oferecem seus relatos de integração das tecnologias digitais na Educação. Sem perder de vista o objetivo principal da metodologia – fazer o aluno aprender mais e melhor –, eles esmiúçam aspectos teóricos e práticos do ensino híbrido, em linguagem atraente, de professor para professor.

Gestão da Sala de Aula – Lições da Pesquisa e da Prática para Trabalhar com Adolescentes
Carol Simon Weinstein e Ingrid Novodvorsky
Editora Penso
A obra aborda formas de manejo eficiente de sala de aula para que o ambiente de ensino e de aprendizagem seja organizado e orientado por normas de comportamento que favoreçam e estimulem a colaboração e a ausência de indisciplina e violência.

Rodadas Pedagógicas – Como o Trabalho em Redes Pode Melhorar o Ensino e a Aprendizagem
Richard F. Elmore, Lee Teitel, Elizabeth A. City e Sarah Fiarman
Editora Penso
Um dos eixos estruturantes do livro é o trabalho colaborativo: todo o percurso metodológico que constitui o fazer do Rodadas Pedagógicas envolve a comunidade de educadores, formada por alunos, professores, equipes diretivas, técnicos de secretaria de Educação e o próprio secretário de Educação.

Avaliação em Sala de Aula – Conceitos e Aplicações
Michael K. Russell e Peter W. Airasian, da Escola de Educação Lynch, na Boston College (EUA)
Você já parou para pensar o que faz uma avaliação ser considerada válida e confiável? Sabe redigir uma questão de múltipla escolha adequada? O que são notas e por que elas são importantes? Como ensinar aos estudantes o que são rubricas e de que maneira usá-las? Todas essas questões são discutidas na obra, organizada para facilitar a vida do leitor, de forma que ele encontre o que procura rapidamente.

O Significado da Mudança Educacional
Michael Fullan
Editora Penso
A questão-chave nesta obra é como combinar significado e ação com a finalidade de gerar uma melhora perene na educação. As múltiplas atividades dos professor es muitas vezes diminuem suas oportunidades de aprendizagem intensiva e contínua, obstruindo a mudança e as ações necessárias para que se ponha em prática um novo significado, isto é, uma nova ideia de reforma educacional.

Planejamento para a Compreensão
Grant Wiggins e Jay McTighe
Editora Penso
O livro apresenta um quadro conceitual prático que ajuda o leitor a pensar sobre o planejamento curricular de maneira intencional. O processo de planejamento é descrito em três estágios: identificar resultados desejados, determinar evidências de aprendizagem aceitáveis e planejar experiências de aprendizagem e de ensino.

Preparando os professores para um mundo em mudança
Linda Darling-Hammond e John Bransford
Baseado nos avanços rápidos no que conhecemos hoje sobre como as pessoas aprendem e como ensinam, esta obra examina os conceitos mais importantes e as principais pedagogias que devem orientar qualquer programa de formação de professores. O livro recomenda a criação de um currículo para o professor com os elementos comuns que representam os padrões mais avançados para a Educação.

Nesta página do site de NOVA ESCOLA você vai encontrar alguns destes encartes e conhecer um pouco mais sobre estas obras, inclusive com a possibilidade de baixar o encarte em PDF.

Como afirma o diretor editorial da NOVA ESCOLA, Leandro Beguoci, “a biblioteca foi pensada como uma coleção para educadores interessados em mudar a educação pública no Brasil”.

“Acreditamos que ela será especialmente útil para formadores, orientadores e coordenadores pedagógicos. São profissionais que tanto precisam de referências didáticas, mas que raramente encontram esse conteúdo em livros ricos em prática e teoria. Também pode ser muito útil para quem está disposto a renovar sua atuação docente.”

Tags

Guias

Tags

Guias