Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Biblioteca Essencial do Professor reúne os livros que você precisa na sua estante

Projeto conta com obras que inspiram novos conhecimentos para educadores

POR:
NOVA ESCOLA

Biblioteca Essencial do Professor

A NOVA ESCOLA lança juntamente com a Fundação Lemann o projeto Biblioteca Essencial do Professor que reúne uma coleção de livros para professores, formadores e também gestores da Educação. O conteúdo inspira novos conhecimentos para os educadores pensarem em formas de garantir uma aprendizagem melhor para os alunos.

A Biblioteca Essencial do Professor conta com nove obras de ponta que vão devolver o protagonismo ao chão da escola. São livros com uma diversidade de visões pedagógicas, mas com dois pontos em comum: sistematizam a prática docente e propõem novas análises para ela.

A coleção traz 9 títulos e cada um deles é acompanhado de um encarte que traz uma resenha e um glossário com os termos mais importantes para a compreensão dos assuntos abordados.

Veja a seguir os títulos da Biblioteca Essencial do Professor:

Mentalidades Matemáticas – Estimulando o Potencial dos Estudantes por Meio da Matemática Criativa, das Mensagens Inspiradoras e do Ensino Inovador 
Jo Boaler, da Universidade de Stanford (EUA)
Editora Penso
A autora questiona, pesquisa, problematiza e propõe reflexões profundas sobre o ensino da disciplina. Seus estudos levam a discussão a outro patamar quando afirma que todos são capazes de aprender Matemática em altos níveis, independentemente do gênero, lugar social, etnia e até mesmo das escolhas profissionais.


Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégia para Salas de Aula Heterogêneas
 
Elizabeth Cohen (1932-2005) e Rachel Lotan, da Universidade de Stanford (EUA)
Editora Penso
Nesta obra, as autoras descrevem passos importantes para usar em sala de aula e também toda a teoria para que o professor consiga planejar, desenhar e avaliar de forma efetiva.

Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação
Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani
Editora Penso
No livro, os participantes do Grupo de Experimentações oferecem seus relatos de integração das tecnologias digitais na Educação. Sem perder de vista o objetivo principal da metodologia – fazer o aluno aprender mais e melhor –, eles esmiúçam aspectos teóricos e práticos do ensino híbrido, em linguagem atraente, de professor para professor.

Gestão da Sala de Aula – Lições da Pesquisa e da Prática para Trabalhar com Adolescentes
Carol Simon Weinstein e Ingrid Novodvorsky
Editora Penso
A obra aborda formas de manejo eficiente de sala de aula para que o ambiente de ensino e de aprendizagem seja organizado e orientado por normas de comportamento que favoreçam e estimulem a colaboração e a ausência de indisciplina e violência.

Rodadas Pedagógicas – Como o Trabalho em Redes Pode Melhorar o Ensino e a Aprendizagem
Richard F. Elmore, Lee Teitel, Elizabeth A. City e Sarah Fiarman
Editora Penso
Um dos eixos estruturantes do livro é o trabalho colaborativo: todo o percurso metodológico que constitui o fazer do Rodadas Pedagógicas envolve a comunidade de educadores, formada por alunos, professores, equipes diretivas, técnicos de secretaria de Educação e o próprio secretário de Educação.

Avaliação em Sala de Aula – Conceitos e Aplicações
Michael K. Russell e Peter W. Airasian, da Escola de Educação Lynch, na Boston College (EUA)
Você já parou para pensar o que faz uma avaliação ser considerada válida e confiável? Sabe redigir uma questão de múltipla escolha adequada? O que são notas e por que elas são importantes? Como ensinar aos estudantes o que são rubricas e de que maneira usá-las? Todas essas questões são discutidas na obra, organizada para facilitar a vida do leitor, de forma que ele encontre o que procura rapidamente.

O Significado da Mudança Educacional
Michael Fullan
Editora Penso
A questão-chave nesta obra é como combinar significado e ação com a finalidade de gerar uma melhora perene na educação. As múltiplas atividades dos professor es muitas vezes diminuem suas oportunidades de aprendizagem intensiva e contínua, obstruindo a mudança e as ações necessárias para que se ponha em prática um novo significado, isto é, uma nova ideia de reforma educacional.

Planejamento para a Compreensão
Grant Wiggins e Jay McTighe
Editora Penso
O livro apresenta um quadro conceitual prático que ajuda o leitor a pensar sobre o planejamento curricular de maneira intencional. O processo de planejamento é descrito em três estágios: identificar resultados desejados, determinar evidências de aprendizagem aceitáveis e planejar experiências de aprendizagem e de ensino.

Preparando os professores para um mundo em mudança
Linda Darling-Hammond e John Bransford
Baseado nos avanços rápidos no que conhecemos hoje sobre como as pessoas aprendem e como ensinam, esta obra examina os conceitos mais importantes e as principais pedagogias que devem orientar qualquer programa de formação de professores. O livro recomenda a criação de um currículo para o professor com os elementos comuns que representam os padrões mais avançados para a Educação.

Nesta página do site de NOVA ESCOLA você vai encontrar alguns destes encartes e conhecer um pouco mais sobre estas obras, inclusive com a possibilidade de baixar o encarte em PDF.

Como afirma o diretor editorial da NOVA ESCOLA, Leandro Beguoci, “a biblioteca foi pensada como uma coleção para educadores interessados em mudar a educação pública no Brasil”.

“Acreditamos que ela será especialmente útil para formadores, orientadores e coordenadores pedagógicos. São profissionais que tanto precisam de referências didáticas, mas que raramente encontram esse conteúdo em livros ricos em prática e teoria. Também pode ser muito útil para quem está disposto a renovar sua atuação docente.”

Tags

Guias

Tags

Guias