Compartilhe:

Jornalismo

Gestão da sala de aula: os diversos aspectos da gestão de classe

O livro Gestão da Sala de Aula – Lições da Pesquisa e da Prática para Trabalhar com Adolescentes mostra como a escola pode ser orientada por normas de comportamento que favoreçam e estimulem a colaboração e a ausência de indisciplina e violência

PorFernando de Mello Trevisani

02/12/2018

Em Gestão da Sala de Aula – Lições da Pesquisa e da Prática para Trabalhar com Adolescentes (Editora Penso), Carol Simon Weinstein e Ingrid Novodvorsky abordam formas de manejo eficiente de sala de aula para que o ambiente de ensino e de aprendizagem seja organizado e orientado por normas de comportamento que favoreçam e estimulem a colaboração e a ausência de indisciplina e violência. As autoras também tratam da gestão do tempo, do espaço escolar e do relacionamento com as famílias. Para abordar todos esses temas, a dupla de autoras realizou pesquisas teóricas sobre todos os tópicos mencionados e buscaram práticas reais de gerenciamento de sala de aula realizadas por quatro professores que estão em classe: Fred Cerequas (História), Donnie Collins (Matemática), Sandra Krupinski (Química) e Christina Lugo Vreeland (Inglês).

Considerando a realidade ímpar de cada docente, Carol Simon Weinstein e Ingrid Novodvorsky conseguiram tratar também de questões sociais, culturais e econômicas, fornecendo aos leitores um panorama geral que retrata muitas características de escolas brasileiras. Com isso, elas demonstram real preocupação em destacar modelos de gestão eficiente do espaço escolar que considerem as diferenças entre a realidade vivida pelos professores. No início do livro Gestão da Sala de Aula, o tema explorado especificamente é a gestão de uma turma. As autoras caracterizam o ambiente da classe como complexo para o professor e para os alunos. No texto, fica claro que os estudantes compartilham sua história coletivamente e várias ações acontecem ao mesmo tempo, muitas delas sem terem sido previstas. Isso provoca a necessidade de o docente em questão modificar o ambiente para estabelecer um espaço agradável a fim de que o aprendizado ocorra com mais qualidade. Portanto, acontece o replanejamento do espaço físico e o desenvolvimento de ações para melhorar a relação entre as pessoas que o frequentam – alunos, educadores, funcionários e familiares.

Mais adiante, Carol Simon Weinstein e Ingrid Novodvorsky versam sobre outros tópicos que estão ligados ao gerenciamento do ensino, como gestão do tempo, motivação dos estudantes, trabalho independente e trabalho em grupo. Por fim, abordam maneiras de agir de forma eficiente diante dos problemas de comportamento e violência escolar.

As autoras são sensíveis à situação de quem está iniciando na carreira docente, a ponto de comentar, logo no início da obra, no primeiro capítulo, Gestão de turma em um ambiente lotado e complexo: “Para muitos futuros professores e para iniciantes, entrar em uma sala de aula do Ensino Médio ou dos anos finais do Ensino Fundamental é como voltar para casa após uma breve ausência. Muito pouco mudou: carteiras com braços grandes demais ainda são arranjadas em fileiras desarrumadas; sinais sonoros ainda marcam o final das aulas; e quadros de aviso ainda mostram cópias apagadas dos horários dos sinais e das instruções do treinamento para incêndio”.

Em resumo, Gestão da Sala de Aula encoraja a construção de relações de apoio e cuidado mútuo entre os alunos, tomando como base pesquisas que revelam práticas efetivas de gestão de sala de aula. A obra aborda também preocupações atuais relacionadas à motivação dos estudantes e à forma com que professores desenvolvem a gestão de sala com foco na conexão com os estudantes e na criação de um espaço seguro para convivência e aprendizagem. A ideia central do livro, portanto, é demonstrar como os educadores podem conectar a teoria do dia a dia, se adaptando a contextos adversos e, ainda assim, obter resultados positivos.

Clique aqui para baixar o encarte do livro

SOBRE A FUNDAÇÃO LEMANN

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil em que é possível sonhar, realizar e chegar longe. Tudo isso começa pela Educação pública de qualidade e com pessoas que querem resolver grandes desafios sociais.

Desde 2002, colabora com iniciativas que ajudam a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Escolhemos trabalhar com a Educação pública para que alunos do norte ao sul tenham as mesmas oportunidades e trabalhamos lado a lado de professores, gestores, secretarias e governos. Queremos que você faça parte dessa transformação com a gente!

.

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias