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Rodadas Pedagógicas: trabalho em conjunto para melhorar o ensino

A obra Rodadas Pedagógicas – Como o trabalho em rede pode melhorar o ensino e a aprendizagem aponta soluções para melhorar o ensino em larga escala

POR:
Silvana Tamassia e Claudia Zuppini (Elos Educacional)

O que é essencial em uma rede de ensino? Se você pensou na aprendizagem dos alunos, acertou. Muitos livros na área de Educação se propõem a discorrer e analisar essa questão, porém Rodadas Pedagógicas – Como o Trabalho em Redes Pode Melhorar o Ensino e a Aprendizagem (Editora Penso) explora um ponto específico: por meio da prática e de fundamentação teórica, apresenta como melhorar o ensino em larga escala.

Os autores, professores e pesquisadores da Harvard Graduate School of Education (Estados Unidos), descrevem um percurso formativo que envolve a comunidade escolar e todos os agentes educacionais e técnicos pertencentes a ela em um trabalho colaborativo baseado em dados de observação de aulas e discussão dos processos que englobam o núcleo pedagógico. A obra apresenta experiências com quatro redes de ensino.

O processo de rodadas pedagógicas é uma prática explícita que visa apresentar as discussões sobre o ensino diretamente para o processo de melhoria da escola. E isso ocorre por meio de um conjunto de protocolos e processos de observação da sala de aula, da análise e discussão do que foi observado como objeto de estudo do grupo envolvido para que ele possa entender o ensino implementado e melhorar a aprendizagem dos alunos em larga escala.

Um dos eixos estruturantes do livro é o trabalho colaborativo: todo o percurso metodológico que constitui o fazer do Rodadas Pedagógicas envolve a comunidade de educadores, formada por alunos, professores, equipes diretivas, técnicos de secretaria de Educação e o próprio secretário de Educação. Outro princípio da obra é a tomada de decisões baseada em dados. Pode parecer algo muito lógico e comum. Entretanto, sabe-se que ainda é uma prática incipiente em nosso país a formulação de políticas públicas que levem em conta informações rigorosas.

O processo de rodadas pedagógicas é constituído por quatro estágios:
– Identificar um problema de prática.
– Observar.
– Fazer uma reunião de balanço e alinhamento.
– Focar no próximo passo.

Com base nisso, as rodadas pedagógicas buscam criar e modelar um conjunto específico de ideias sobre como as escolas e os sistemas podem aprender levando em conta suas práticas, desenvolver um entendimento mais estruturado do próximo problema que necessitam resolver e assumir o controle da própria aprendizagem, de forma que tenham mais probabilidade de obter uma melhora continuada.

De acordo com a obra, dois conceitos são estruturantes.

1 – Núcleo pedagógico: constitui a relação entre o aluno e o professor na presença do conteúdo. É o relacionamento desses três eixos que determina a natureza da tarefa pedagógica, e não as qualidades de qualquer um deles por si só. Sendo a “tarefa pedagógica o trabalho real que os alunos devem fazer no processo de ensino – não o que os professores pensam que os alunos devem fazer ou o que o currículo oficial diz que os alunos devem fazer, mas, sim, o que eles realmente são demandados a fazer” (pág.42).

Para que isso tenha sucesso é necessário “(...)engendrar uma linguagem comum na prática pedagógica, de construir dentro e entre as escolas o tecido conectivo pelo qual a cultura é propagada. De garantir que os recursos dentro das escolas e do sistema apoiem o trabalho das pessoas em torno do desenvolvimento da prática e de focar maior atenção nos requisitos de conhecimento e habilidade necessários para fazer o trabalho” (pág.58).

2 – A teoria de ação: funciona como um orientador para um grupo de trabalho. Muitas vezes, o que um líder de um grupo pensa está muito claro para si mesmo, mas será que está para todos, a ponto de guiá-los para seus objetivos? A teoria de ação explicita o que determinado grupo de trabalho acredita e como pretende alcançar seus objetivos. Portanto, “Uma teoria de ação pode ser concebida como a sinopse que torna uma visão e uma estratégia concretas. Ela dá ao líder uma linha narrativa que orienta as pessoas em relação a complexidade e distrações diárias que competem com o trabalho principal do núcleo pedagógico. Fornece também o mapa que conduz a visão da organização, bem como fornece uma forma de testar as premissas e as suposições da visão contra as realidades do trabalho que se desenrolam em uma organização real com pessoas reais.” (pág. 61). Vejamos a teoria de ação dos secretários de Educação que fizeram parte das experiências narradas nesta obra: “Se participarmos coletivamente de uma comunidade de prática baseada em observação da sala de aula no local e focada na melhoria do ensino em larga escala, então os secretários de Educação participantes serão líderes pedagógicos mais efetivos, conforme demonstrado por mudanças em sua prática e, finalmente, na melhoria do aprendizado dos alunos” (pág.16).

Clique aqui para baixar o encarte do livro

SOBRE A ELOS EDUCACIONAL

Elos Educacional nasceu da experiência acumulada de duas educadoras que atuaram como professoras e gestoras de escolas públicas e privadas da grande São Paulo e decidiram compartilhar suas experiências com profissionais que desejam ser agentes de transformação da Educação brasileira. A Elos tem como missão contribuir para a melhoria da Educação por meio de consultoria, formação de educadores, produção de conteúdos, pesquisa e acompanhamento de práticas educacionais com vistas ao fortalecimento do ensino e da aprendizagem, das políticas educacionais e da gestão das escolas.

Desde 2011, a Elos já formou mais de 26 mil educadores em 24 estados do Brasil e no Distrito Federal, atuando junto a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, supervisores de ensino e demais técnicos e lideranças pedagógicas das Secretarias de Educação.

Diversos temas são trabalhados em cursos presenciais, semipresenciais e online, dentre eles:

  • Educação inclusiva
  • Planejamento de aula
  • O brincar na Educação Infantil
  • Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • Oficinas de Matemática, Língua Portuguesa e Alfabetização
  • Gestão de sala de aula
  • Gestão pedagógica e formação de professores
  • Metodologias ativas
  • Observação de sala de aula e feedback formativo aos professores
  • Gestão de pessoas e liderança
  • Gestão de pessoas e clima escolar
  • Prevenção e bullying nas escolas
  • Gestão de resultados

A Elos Educacional trabalha ainda com outros temas e cursos personalizados de acordo com a demanda de cada instituição, além da formação de novos formadores que queiram aprender mais sobre o trabalho presencial e a distância. Contamos com uma equipe altamente qualificada em sua área de atuação e com grande experiência na gestão da escola e da sala de aula e temos compromisso com a qualidade do trabalho realizado, buscamos mantê-la em todas as frentes de atuação.

 

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