Alunos transformam a comunidade ao criar fossa com fibra de coco
Dois alunos usaram a criatividade e transformaram lixo em fossas ecológicas
PorPaula Salas
30/11/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula Salas
30/11/2018
A Prainha do Canto Verde, em Beberibe (CE), é uma reserva extrativista que virou área de conservação federal em 2009. Mesmo assim, pesquisas feitas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) identificaram que grande parte da água da região estava contaminada. Para salvar os mananciais, a UFC elaborou um projeto de construção de fossas. Só que o alto custo tornou a obra inviável.
Diante disso, os alunos Yuri Ramos Gomes e Gabriel Lima dos Santos, do 9º ano da EM Bom Jesus dos Navegantes, decidiram pensar em alternativas. “Analisamos a finalidade de cada material para buscar outros que fossem acessíveis e abundantes na nossa região”, comenta Gabriel.
Sob orientação da professora Marlene Fernandes, surgiu a ideia de utilizar fibra do coco para filtrar os resíduos. O material (que, aliás, também representava um problema ambiental nas áreas turísticas, onde era descartado indevidamente) se mostrou ideal para substituir a brita, durante os testes. Com o apoio da UFC e dos moradores, os estudantes construíram 12 ecofossas, e outras estão sendo planejadas (veja como elas funcionam, na ilustração abaixo). “Não apenas os alunos aprenderam, mas também a comunidade”, diz Rafaela Gonzaga de Amorim, professora que auxiliou a dupla na fase de acompanhamento e divulgação do projeto.
Ilustração: Rodrigo Damati
Últimas notícias
Acolhimento
Como cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes na volta ao presencial?
Crescem os casos de ansiedade, depressão e agressividade que, em parte, foram agravados pela pandemia. Acolhimento dos alunos e parceria com as famílias são fundamentais para o diagnóstico e encaminhamento
Entenda em 3 minutos
Qual é a diferença entre recuperação, reforço e recomposição de aprendizagens?
Apesar de terem semelhanças, eles não são iguais. Entenda o que significa cada um deles em vídeo curto
Recomposição de aprendizagens
Anos Iniciais: o que levar em conta ao avaliar a aprendizagem dos alunos
Professores e especialistas falam sobre a importância desse processo ser multidimensional para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes do 1º ao 5º ano
Campos de experiência
Educação Infantil: o papel do professor como mediador das aprendizagens
Compreender as concepções de criança e de escola são pontos de partida para planejar boas intervenções
Leitura
Língua Portuguesa: a importância de ser um professor leitor
Para formar alunos leitores, é preciso que os educadores também mergulhem nesse universo – e não faltam boas opções para impulsionar nossa prática pedagógica