Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

Avaliações, registros e autoavaliações: como ter um bom fim de ano na Alfabetização

Veja dicas e relatos de experiências que podem ajudar no encerramento do ano letivo

POR:
Flavia Nogueira
Aluno visto de costas, por cima do ombro, escreve letras em um caderno
Foto: Getty Images

O fim do ano letivo é o momento das avaliações dos alunos, mas também de repensar tudo o que fizemos e planejar para o próximo ano. E, para ajudar os professores alfabetizadores, a NOVA ESCOLA separou artigos da educadora Mara Mansani sobre avaliações de alunos e autoavaliação do professor.

São artigos que falam sobre como analisar a leitura na alfabetização, mostram como fazer uma boa avaliação na Educação Infantil, como registrar o avanço dos alunos na alfabetização. Você também vai saber das experiências e dicas da Mara na hora da autoavaliação e também como fazer o balanço geral, o fechamento do ano de aprendizagem dos alunos.

Os materiais podem ajudar na hora de fazer a análise no fim do ano letivo ou podem servir como ponto de partida para você elaborar suas avaliações de acordo com as necessidades de sua turma. Veja a lista de artigos a seguir.

Como avaliar a escrita dos alunos na Alfabetização

Um artigo para ajudar você a avaliar o processo de alfabetização dos alunos e verificar se as práticas aplicadas deram conta de fazê-los compreender e se apropriar da base alfabética.

A educadora compartilha uma sugestão de avaliação que você pode fazer com seus alunos. Além disso, você pode fazer as adaptações que achar necessárias.

Ao selecionar as atividades, Mara Mansani levou em conta o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o currículo usado em sua rede (estadual de São Paulo) e o que foi desenvolvido com os alunos durante o ano. E a recomendação da educadora é que você, professor, deve fazer o mesmo para elaborar sua avaliação.

Como avaliar na Educação Infantil?

Neste artigo, Mara Mansani reflete e cita exemplos de como a avaliação pode ser feita na Educação Infantil, como criar um bom portfólio de cada criança.  “O portfólio, quando bem estruturado e produzido, é um raio-x, uma fotografia da turma e também de cada aluno”, diz Mara no artigo.

Ela finaliza dando dicas da especialista em avaliação Jussara Hoffmann, que mostram como manter uma atitude curiosa e investigativa, agir como mediador das conquistas dos pequenos, entre outros.

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como está cada um dos alunos na leitura e na escrita no processo de alfabetização nesta reta final do ano letivo? Para os professores alfabetizadores é preciso ter isso bem claro. Portanto, nada melhor do que uma avaliação no formato de uma provinha de leitura e escrita.

Neste artigo você vai encontrar sugestões de questões de leitura com adivinhas, testes de memória, leitura de legendas de fotos, de cartazes e muito mais.

Registrando o avanço dos alunos na alfabetização

Neste artigo, mais uma vez é destacada a importância do portfólio do aluno. A educadora descreve sua experiência na criação do portfólio dos alunos de sua turma de alfabetização. “Um dos principais documentos que compõem esse importante instrumento avaliativo é o relato, que deve ser sucinto, com a análise da escrita de cada aluno, realizada em momentos de sondagem”, afirma.

Mara descreve como fez as sondagens de três alunos em dois momentos diferentes do ano e como estes estudantes evoluíram.

Autoavaliação: ano que vem serei melhor em sala

Chegou o fim do ano e é o momento de fazer uma análise da própria atitude e performance? Não há problemas! Aqui você vai encontrar as dicas de Mara Mansani para levar alguns elementos – três, na verdade – “que aparentemente são simples, mas na verdade demandam esforço, estudo e vontade de mudar”: cultura das altas expectativas, foco nas soluções e não nos problemas e estabelecer metas.

Balanço geral: como avaliar o ano letivo na alfabetização

Este artigo é para o fechamento do ano. Aquele momento em que todos estão cansados, ansiosos pelo descanso, pelas férias, mas ainda há muito o que fazer.

Aqui, Mara apresenta uma lista que criou com questões para avaliar o trabalho do professor e a aprendizagem da turma. A lista criada pela educadora neste artigo já está até preenchida para que todos tenham uma ideia de como foi o ano e se inspirem a fazer o mesmo.

São vários temas nesta lista, que está dividida em dois tópicos: Aprendizagem dos Alunos e Em Minhas Aulas. As questões vão desde “o que contribuiu no desenvolvimento da leitura dos alunos” até “quantos escrevem textos de memória, autorais, a partir de outros textos?”, passando por “o que aprendi com outros professores nesse ano?” e “o que pode ser feito no próximo ano?”.

Tags

Guias

Assuntos Relacionados