Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

01 de Outubro de 2015 Imprimir
5 4 3 2 1

Sites para baixar livros grátis

Por: Anna Rachel Ferreira

Oi, pessoal!

Começo o post de hoje com uma confissão: eu não consigo ler por muito tempo no digital, seja na tela do computador, tablet ou celular. Fico com a vista cansada e sonolenta, também me incomoda imensamente não poder grifar e folhear o livro. Até do cheirinho eu sinto falta!

Mas o mundo digital tem seus atrativos, e um dos que mais gosto é a facilidade em se encontrar livros gratuitamente disponíveis na rede. O primeiro site que conheci com esse propósito foi o Domínio Público, uma iniciativa é do Ministério da Educação. Lá, você encontra a obra completa de Machado de Assis (1839-1908), por exemplo. Eu achei ótimo poder ler os contos de que muito tinha ouvido falar, como A Teoria do Medalhão. Se os textos são curtos, eu baixo o pdf e leio um ou outro na tela. Mas quando são longos, eu acabo imprimindo mesmo.

Além deste, há outros três site que, acredito, podem nos ajudar na incursão pelos livros na era digital. Confiram:

Biblioteca de Livros Digitais
É uma iniciativa do governo português para incentivar a leitura dos pequenos. Tem uma boa variedade de títulos infantis e possibilidade de que as crianças escrevam suas próprias histórias.

Google Books
Espaço para consulta de livros on-line. Se a obra não tiver direitos autorais ou se a editora conceder permissão, é possível fazer uma pré-visualização ou até mesmo exportar o material em pdf.

Universia
O site oferece listas de livros disponíveis compilados de páginas do mundo todo em pdf, como o da Universidade de São Paulo (USP) e da Feedbooks, uma livraria virtual.

Vocês conhecem outros sites que disponibilizam livros gratuitamente? Compartilhe com todos aqui nos comentários.

Até o próximo post,
Anna Rachel

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar