Olá, alfabetizadores e demais educadores!
É com você que quero dar uma palavrinha! Na verdade, muito mais: quero propor uma troca de saberes
PorMara Mansani
25/08/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorMara Mansani
25/08/2016
É com você mesmo que quero dar uma palavrinha! Na verdade, é muito mais que isso: quero propor uma troca de saberes em alfabetização, um intercâmbio entre minhas experiências em sala de aula e as suas, e discutir sobre as teorias que embasam o que pensamos. Afinal, há muito o que dizer e aprender sobre esses assuntos, não é mesmo?
Metodologias, vivências de nossos alunos, dúvidas que nos angustiam, nossos projetos e sequências didáticas, boas práticas pedagógicas, o que não deu muito certo e o por quê, interações, avaliações, diagnósticos, intervenções, registros, evoluções, formações, reflexões e muito mais! Vamos embarcar nessa juntos?
Sou Mara Mansani, a mãe do Antonio, casada com o Eduardo, formada em Magistério em nível Normal e no Normal Superior. Continuo minha formação estudando sempre e me inscrevendo em cursos diversos, sobre novas tecnologias educacionais, música, Educação Ambiental e outros tantos.
Sou professora há quase 30 anos. Já lecionei em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas boa parte da minha vida foi mesmo dedicada à alfabetização inicial. Dei aula em escolas rurais, à luz do lampião a gás, quando ensinei e aprendi muito com as turmas multisseriadas da antiga Unidade Escolar de Ação Comunitária (UEAC), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Nela, o professor tinha que morar na escola e incluir na rotina atividades de saúde e cultura com a comunidade local. Também trabalhei com alegria na EJA em várias cidades de São Paulo. Foram muitos projetos realizados e experiências emocionantes, e tenho saudade de cada um desses momentos!
Atualmente, sou professora efetiva de duas escolas públicas: trabalho na E.E. Professora Laila Galep Sacker, em Sorocaba, a 101 quilômetros de São Paulo, com turmas de alfabetização da rede estadual, e na EMEF Professora Sílvia Haddad, em Salto de Pirapora, a 121 quilômetros da capital paulista, com o 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal.
Em 2006, tive dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF no livro Muda o mundo, Raimundo. E, em 2014, recebi com muita honra o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projetoEscrevendo com Lengalenga.
A partir de hoje, nos encontraremos aqui, no Blog de Alfabetização, todas as segundas-feiras. Sinta-se à vontade, pois esse espaço é um canal para expressão de todos nós! Que cada um possa contribuir com suas experiências para a melhoria da qualidade da Educação em nosso Brasil. E que nossa palavra de ordem seja: todos podem aprender.
Espero que aceitem o convite de compartilharem essa vivência comigo. Será um prazer ler seus comentários, opiniões, dúvidas e sugestões para futuras abordagens nos textos que publicarei aqui.
Para terminar, vou contar um segredo: eu não queria ser professora, não. Minha mãe insistiu para eu cursar o magistério, e eu me apaixonei! Viva a Educação! Viva os educadores desse nosso Brasil!
Beijo a todos!
Mara Mansani
Últimas notícias
Avaliação
Como construir bons instrumentos avaliativos para os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Dinâmicas em grupo, definição de rubricas e projetos desenvolvidos ao longo do ano conferem protagonismo aos alunos e abrem caminhos para avaliações formativas
Prática pedagógica
Educação Antirracista: como desenvolver projetos nos Anos Iniciais do Fundamental?
É importante que a construção das propostas tenha participação ativa dos estudantes e que elas envolvam toda a comunidade escolar e aconteçam de forma consistente ao longo do ano
Estratégias
Gestão escolar: como garantir tempo para o planejamento dentro da jornada de trabalho dos professores
Diante de condições que não são as ideais, cabe aos gestores criarem estratégias de mitigação do problema
Entenda
Por que recomposição de aprendizagens não é apenas apoio pedagógico
Entenda as semelhanças e diferenças entre esses dois termos neste vídeo curto
Gestão escolar
Parceria entre professores e gestores favorece boas práticas de avaliação
Saiba como promover um trabalho colaborativo e constante entre educadores e coordenadores para melhorar o planejamento e favorecer o avanço das aprendizagens