Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu
Blog de Leitura
NE
NOVA ESCOLA

Clássico de Edgar Morin lança olhar para a Educação de amanhã


Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, Edgar Morin, 104 págs., Cortez Editora, tel. (11) 3611-9616, 32 reais

Como prometido na edição de agosto de NOVA ESCOLA, apresentamos hoje o Clássico do mês. A seguir, confira a resenha completa escrita por Celina Monteiro, professora aposentada de História.

Edgar Morin não é apenas um intelectual. Embora tenha ligação com a universidade e seja diplomado em Direito, Geografia e História, também é reconhecido por seu engajamento social e por um olhar vivo e atento sobre o mundo que permanece até hoje. Apesar da idade – o escritor já passou dos 90 anos – ele viaja o mundo, interage com diferentes culturas e arrasta multidões para ouvi-lo em palestras e conferências. 

Para Morin, as grandes navegações do século 16 e os avanços tecnológicos do século 20 ampliaram profundamente a comunicação. Diante de tantas transformações, é preciso reformular o pensamento e tal tarefa passa pela escola. Por isso, no limiar do século 21, a Unesco convidou o pensador a sistematizar suas reflexões na obra Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro.

O livro, no dizer do próprio Morin, não é um “compêndio de ensino”, mas “pretende, única e essencialmente, expor problemas centrais (…) que são necessários para se ensinar no próximo século”. Cada capítulo traz luz a um aspecto. São eles: as cegueiras do conhecimento; o erro e a ilusão; os princípios do conhecimento pertinente; ensinar a condição humana; ensinar a identidade terrena; enfrentar as incertezas; ensinar a compreensão e a ética do gênero humano.

A leitura estimula o professor a pensar que educar não é apenas expor e explicar conteúdos. O que se aprende e vive na escola tem muito a ver também com democracia, construção da paz e valorização da diversidade humana.

E aí, gostou da resenha da professora Celina? Já conhecia esse livro do Morin? Deixe seu comentário e aproveite para dizer qual obra você gostaria de ver por aqui no próximo Clássico do mês.

Até mais!
Anna Rachel

ANÚNCIO
LEIA MAIS
OUTROS BLOGS