Angélica Arroio Quiqueto de Sousa

A vencedora da categoria Gestor Nota 10 desenvolveu em Tupã, SP, um projeto de formação para que os professores se tornassem leitores proficientes

POR:
Noêmia Lopes
Foto: Kriz Knack
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Para ajudar os alunos da EMEF Professor Odinir Magnani a se tornarem leitores literários, a coordenadora pedagógica Angélica Arroio Quiqueto de Sousa, vencedora da categoria Gestor Nota 10, elaborou um projeto de leitura que entrou no cotidiano da escola pela porta das reuniões pedagógicas.

O objetivo desses momentos de estudo não era simplesmente mostrar aos educadores como abordar a leitura em sala, mas refletir sobre a importância desse conteúdo e construir conhecimento em grupo.

Conforme o projeto avançava, a observação de aulas deu origem a estratégias como a tematização da prática (análise e teorização coletiva sobre a atuação em sala) e os registros reflexivos, feitos por todos no fim de cada encontro. O resultado é uma escola em que todos leem. "Por aqui, alunos, pais, professores e gestores compartilham leituras, confrontam autores e fazem indicações literárias", orgulha-se a coordenadora.

 

Angélica Arroio Quiqueto de Sousa

EMEF Professor Odinir Magnani, Tupã, SP
Categoria Gestor Nota 10
Área Gestão da aprendizagem
Séries* 1º ano a 4ª série

* Nomenclatura em transição na escola.

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias