Compartilhe:

Jornalismo

Fórum sobre o respeito do aluno pelo professor com Ana Aragão

Você acha que a reprovação é um mecanismo necessário para estabelecer o respeito entre o educador e a turma? A especialista em Educação Moral respondeu neste fórum a suas questões sobre o comportamento em sala de aula e a autoridade do professor

PorJanaina Castro

17/03/2011

Ana Aragão. Foto Arquivo pessoal

Na tentativa de conseguir o respeito dos alunos, é comum que o professor recorra à avaliação ou à reprovação, pressionando a turma. Mas ao usar provas com essa finalidade, os educadores não tornam a aprendizagem significativa. E a reprovação, por sua vez, não deve ser um mecanismo de punição, e sim uma medida extrema tomada quando não há possibilidade de o aluno avançar. A reportagem 15 mitos da Educação derruba a ideia de que sem a possibilidade da reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor.

Para discutir esse mito e outras questões sobre a relação entre o educador e o aluno, a especialista Ana Maria Falcão de Aragão, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), respondeu durante o mês de março às dúvidas enviadas nesta página. Confira!

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias