Do amor ao ódio em quatro anos
Em dia | Matemática
PorRodrigo RatierPaula PeresAriane Alves
01/03/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorRodrigo RatierPaula PeresAriane Alves
01/03/2015
Para entender por que a Matemática é tão malvista pelos alunos, um novo campo de pesquisa tem se dedicado a estudar as concepções de crianças e jovens sobre a disciplina. Uma sondagem com estudantes de escolas de São Carlos, a 237 quilômetros de São Paulo, indica que a rejeição aumenta com o tempo. Convidados a escrever tudo o que pensavam sobre a palavra "Matemática", os estudantes do 6º ano atribuíram mais características negativas do que os de 2º ano (no gráfico abaixo, o tamanho das palavras é proporcional ao número de citações). Além disso, demonstraram alta ansiedade em situações corriqueiras, como véspera de prova, resolver um problema no quadro ou encontrar o professor no corredor. "São ocorrências relacionadas à possibilidade de falhar ou de sofrer punição. É importante repensar a forma como se ensina e avalia o desempenho na disciplina", afirma a psicóloga Alessandra Campanini Mendes, autora do estudo.
Opiniões dos alunos sobre a disciplina
Fonte Artigo Atribuições Dadas à Matemática e Ansiedade ante a Matemática: o Relato de Alguns Estudantes do Ensino Fundamental, de Alessandra Campanini Mendes.
Últimas notícias