Nesta semana em NOVA ESCOLA: futuro do MEC, planos de aula e curso de Ciências

Toda semana, separamos conteúdos diários sobre diversos temas

POR:
NOVA ESCOLA

O anúncio do professor universitário Ricardo Vélez Rodriguez para o MEC é um dos assuntos mais comentados na Educação. Por isso, nesta semana, indicamos duas matérias produzidas por NOVA ESCOLA: uma analisa o pensamento do indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro e a outra, traça as expectativas que especialistas do setor guardam para o filósofo frente ao ministério.

Nos próximos dias, também sugerimos que vocês, professores e gestores, nos visitem para entender mais sobre aprendizagem evolutiva e ler sobre práticas exitosas de gestão nas escolas que podem inspirar seu trabalho. Além disso, continuamos escolhendo conteúdos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que ajudam a entender como o documento impacta o dia a dia da das escola e da prática e indicamos um de nossos cursos que ensina a manter os alunos engajados na aula de Ciências.

Aproveite e deixe seu comentário sobre nosso conteúdo semanal nos comentários. Boa semana!

SEGUNDA-FEIRA, 26

O que esperar de Ricardo Vélez Rodriguez, ministro da Educação indicado por Bolsonaro?
Ouvimos especialistas e educadores sobre a indicação de Vélez para o Ministério da Educação, para entender as expectativas do setor com o anúncio do presidente eleito Jair Bolsonaro. Chama a atenção dos entrevistados, que o professor universitário não demonstra, claramente, nos seus discursos e obras, uma preocupação com problemas urgentes que a Educação do Brasil enfrenta, como formação de professores e baixos índices de aprendizagem.

Como pensa o filósofo e professor indicado por Bolsonaro ao Ministério da Educação
Ricardo Vélez Rodriguez é reconhecido entre pensadores e acadêmicos de pensamento liberal, autor de livros, e mantém um blog, onde já escreveu sobre ideias para a gestão do MEC. Reunimos obras e artigos de Vélez para mostrar como pensa o filósofo indicado por Jair Bolsonaro.

Uma competência a cada segunda-feira
Como aplicar as Competências Gerais da BNCC no dia a dia? Leia sobre Responsabilidade e Cidadania, com essa competência, você deve trabalhar com seus alunos a consciência de que eles podem contribuir para uma sociedade mais justa, democrática e solidária.

STEM: faça o curso e aprenda a engajar seus alunos nas aulas de Ciências
Em poucas horas, você pode aprender sobre o STEM, uma técnica que instiga os estudantes a resolverem desafios reais por meio do levantamento de hipóteses e compartilhamento de estratégias entre os colegas de turma. É uma boa maneira para manter seus alunos engajados nas suas aulas de Ciências. O professor do curso é Leandro Holanda, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Nesta época do ano, professor e alunos têm mais um desejo em comum: férias! Aproveitando que esse o tema está na cabeça de todos, que tal dar uma aula que promove uma conversa sobre isso... em Inglês? Essa é a proposta do plano de aula "Conversando sobre as férias", produzido pela professora Michelle de Sousa Bahury, do Time de Autores NOVA ESCOLA.  A aula é alinhada à habilidade EF06LI01 ("Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa"), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora esteja alocada no 6º ano, ela pode ser adaptada para diferentes realidades e níveis de aprendizado. Fique atento, também, se as atividades de férias propostas fazem sentido para a sua turma. Se desejar, você pode utilizar outros exemplos que sejam mais próximos à realidade dos seus alunos.

TERÇA-FEIRA, 27

Educação Infantil: mais planos de aula para você
Você já conhece os planos de aula para a Educação Infantil? Alinhados à BNCC, NOVA ESCOLA traz centenas de planos para essa etapa. Assista ao bate-papo com a assessora da construção das atividades de Educação Infantil, Beatriz Ferraz, e entenda como essas atividades podem transformar suas aulas.

Como ensinar os alunos a produzirem textos
Para produzir textos de qualidade, seus alunos precisam saber o que querem dizer, para quem vão escrever e qual é o gênero que melhor encaixa as ideias que eles têm. A chave é ler muito e revisar continuamente. Entenda.

QUARTA-FEIRA, 28

Vagas para estudar no exterior
O Programa Santander Universidades abriu inscrições para 500 bolsas de estudo destinadas para estudantes e professores de todo o Brasil. O Top España vai premiar 100 alunos e professores para passarem três semanas na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Conheça os planos de aula de Língua Portuguesa
Você já conhece os planos de aula de Língua Portuguesa? Quer saber tudo sobre a metodologia deles e como eles podem transformar a sua sala de aula? Assista ao nosso bate-papo com a assessora dos planos de aula de Língua Portuguesa, Maria José Nóbrega. Nesse bate-papo, você saberá qual a estrutura dos planos de aula de Língua Portuguesa, o que a Base Nacional Comum Curricular traz de novidade para o ensino desse componente e como os dois pontos dialogam entre si. 

Uma conversa com James Liebman, professor renomado da Universidade de Columbia
NOVA ESCOLA entrevistou James Liebman, professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que já atuou na Secretaria de Educação do estado de Nova York, e é conhecido por suas palestras sobre como desenvolver modelos de escolas bem sucedidas.

QUINTA-FEIRA, 29

Respostas paras as perguntas que (quase) todo mundo faz sobre a Base do Fundamental
Sem amarras, revisamos mais de 20 perguntas que educadores têm com frequência sobre a Base Nacional Comum Curricular. Já esclarecemos desde agora uma delas: Base não é a mesma coisa que currículo.

Para você planejar suas aulas de Ciências
Lançamos planos de aula do componente e todos são alinhados à Base. Convidamos Lilian Bacich para um bate-papo, para falarmos sobre a estrutura dessas atividades e o que a BNCC muda na sala de aula.


SEXTA-FEIRA, 30

Práticas que dão certo na gestão escolar
Gestores de escola do Alagoas, Distrito Federal e Minas Gerais compartilham boas práticas para a gestão de escolas. Vale a pena ler.

No Youtube: atual ministro fala sobre futuro da Educação no Brasil
Rossieli Soares, atual ministro da Educação e futuro Secretário da Educação do estado de São Paulo fala sobre o panorama do setor no país. Veja a entrevista em vídeo no nosso canal do Youtube.

Como adaptar o currículo à BNCC?
Não existe receita para o processo de fazer Base e currículo dialogarem, mas algumas tarefas têm de ser cumpridas pelas redes, veja o papel de cada gestor para que isso aconteça.

Tags

Guias