O aluno só mostra o que aprendeu se argumentar sobre o tema?

Aprendizagem

POR:
NOVA ESCOLA
Neurilene Martins. Foto: Valter Pontes

Neurilene Martins
Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado

Pergunta enviada por Marilândia Pereira de Souza, Lençóis, BA

Argumentar não é a única maneira de mostrar o que aprendeu, mas é essencial fugir da tradição da memorização dos textos e propor que os alunos registrem e reelaborem a informação obtida em processos individuais e colaborativos, em que precisam revisar compreensões e compartilhar pontos de vista. Porém, é necessário ensinar os estudantes a argumentar, pois essa habilidade não é inata. Proponha situações didáticas que favoreçam o aprendizado de comportamentos leitores e escritores, como o contato com diferentes portadores textuais para que saibam operar com fontes de informação variadas. Alguns exemplos são tomar notas de palestras ou apresentações para depois compartilhar, grifar as ideias principais num texto e produzir resumos, ações que não devem ser trabalhadas de modo isolado, mas como práticas integradas ao propósito do estudo e ao conteúdo que está sendo aprendido. Ensinar a estudar é, sobretudo, favorecer que os alunos formulem perguntas significativas o bastante para despertar o desejo pela pesquisa e com um nível de complexidade suficiente para sustentar o percurso da investigação, que requer esforço e disciplina. Como defende o sociólogo e filósofo francês Edgar Morin, é preciso acessar a informação, transformá-la em conhecimento, que deve ser usado com sabedoria.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias