Projeto Comprova encerra atividades com debate em São Paulo

Britânica Claire Wardle, especialista em conteúdo gerado por usuários, vai discutir desinformação

POR:
NOVA ESCOLA
Claire Wardle durante palestra
Claire Wardle / Foto: Divulgação

O projeto Comprova, um trabalho colaborativo de jornalismo que se concentrou na checagem de conteúdos enganosos na internet durante o período eleitoral, marca o encerramento de suas atividades nesta sexta-feira (23/11/) com uma série de debates na Faculdade Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo.

A primeira palestra, “O Brasil no contexto global da desinformação” tem início às 9h30 e será apresentada pela britânica Claire Wardle, cofundadora e diretora de pesquisa da First Draft, organização norte-americana que lidera o projeto Comprova, coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O First Draft é uma iniciativa do Centro Shorenstein para Mídia, Política e Políticas Públicas, da Universidade Harvard, nos EUA.

Claire, que é uma das maiores especialistas mundiais em conteúdo gerado pelo usuário, também deve participar a partir das 11h de uma mesa-redonda, “Análise das eleições sob a ótica do projeto Comprova”, junto com Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Sérgio Lüdke, coordenador do Comprova, com mediação de Edilamar Galvão da Silva, coordenadora do curso de jornalismo da Faap.

O evento é gratuito, aberto ao público e com tradução simultânea. Palestra e mesa-redonda vão ocorrer no auditório 1 da Faap (com capacidade de 400 lugares), na rua Alagoas, 903, no bairro Higienópolis e também terá transmissão ao vivo pela TV Faap, a partir das 9h. Para mais informações e inscrições, basta acessar o site da Faap.

 

.