Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

Letramento matemático e STEM: os dois novos cursos da NOVA ESCOLA

Já são 15 opções de cursos, entre gratuitos e por assinatura, todos voltados para a prática de sala de aula, de curta duração e com certificado

POR:
Karina Padial
Foto: Austris Augustus/Unsplash

Trabalhar com números na Educação Infantil não é tarefa fácil. Como apresentar os algarismos, os princípios de contagem e a ideia de comparação para os pequenos de maneira que essas aprendizagens se relacionem com práticas sociais que eles já conhecem?

O curso Letramento Matemático na Educação Infantil, oferecido pela Fundação Itaú Social, aborda conceitos-chave no aprendizado do número e do sistema de numeração e traz três exemplos de atividades realizadas com as crianças: um jogo de trilha, uma batalha de cartas e uma situação com calendário.

Durante as vídeos-aulas é possível ver como as crianças aprendem a pensar matematicamente e a importância do planejamento e das intervenções realizadas pelo professor para que elas avancem em seus conhecimentos.

Você pode fazê-lo, gratuitamente, clicando AQUI.

Outro desafio, dessa vez com alunos mais velhos, é engajá-los nas aulas. Por isso, as metodologias ativas têm ganhado cada vez mais espaço nas escolas. Uma das abordagens que colocam o aluno nesse papel de maior protagonismo, por meio de atividades práticas, é o STEM.

STEM é a sigla, em inglês, para Sciente, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português), mas diferente do que pode parecer, para colocar essa abordagem em prática não é necessária nenhuma estrutura ou equipamento especial ou grandes conhecimentos técnicos.

A ideia é unir conhecimentos dessas quatro áreas em torno da construção de soluções que resolvam o desafio proposto pelo educador em sala. Na prática, isso significa um roteiro de aula bem elaborado, alunos reunidos em grupos e muita criatividade para trazer respostas práticas aos problemas.

No curso “STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências”, ministrado pela professora Lilian Bacich e disponível AQUI, você compreenderá os conceitos por trás dessa abordagem e terá dicas de como desenvolvê-la com os estudantes. Esta formação está disponível mediante assinatura digital da NOVA ESCOLA, que pode ser feita aqui por apenas R$ 5 ao mês.

Quer conhecer todo o cardápio de cursos oferecidos no nosso site

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados