E-books da BNCC, cultura negra e planos de aula são destaque na Agenda NOVA ESCOLA

Aproveite esse conteúdo para melhorar a aprendizagem em sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA

O Dia da Consciência Negra está chegando e é uma oportunidade para que os professores possam discutir diversidade, inclusão e legado cultural nas mais diferentes disciplinas. Trazemos um exemplo disso em planos de aula de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia que podem elevar o debate e aprofundar a aprendizagem sobre a importância do papel da cultura negra na formação da nacionalidade brasileira.

NOVA ESCOLA traz toda semana conteúdos relevantes para o professor usar dentro e fora da sala de aula. Seja para formação, gestão ou simplesmente para aprender um pouco mais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), temos dicas e novidades. Esta semana, você pode se informar mais sobre Ciências e História na BNCC, com e-book para baixar e ler com calma as principais mudanças. 

Quer mais? Tem curso de vídeo, gestão escolar e mais concursos para se inscrever.

SEGUNDA-FEIRA, 12

Planos de aula de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia para falar de Consciência Negra
20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, um bom gancho para iniciar (ou expandir) um trabalho sobre diversidade étnica-racial com sua turma.As Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que oficializaram a data no calendário escolar e tornaram obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas, são referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse é um dos temas que precisam ser trabalhados de maneira transversal e integradora pelas escolas.

Uma competência a cada segunda-feira
Conhecimento é uma competência que pode ser trabalhada em todos os componentes. Leia e veja como aplicar no dia a dia da sua área, incentivando alunos a buscarem conhecimento e a estudarem com autonomia dentro e fora da escola. 

BNCC e História: baixe o e-book e veja o que muda com a Base
Neste e-book, você tira as principais dúvidas sobre a Base e o ensino de História. Baixando o livro em formato de PDF, é possível ler sobre as propostas e os conceitos da Base a qualquer momento. Em 38 páginas, o e-book explica as cinco propostas para ensinar História: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. Esses conceitos são importantes para estimular os alunos a fazer uma leitura crítica dos fatos históricos, algo reforçado pela Base.

Como incluir alunos surdos na Língua Portuguesa?
Conheça a história desta professora que desenvolveu um método inovador para trabalhar Libras e Língua Portuguesa com crianças surdas. 

TERÇA-FEIRA, 13

Aprenda como a metodologia pode melhorar a sua aula
A abordagem engaja os alunos em atividades práticas que misturam conhecimentos de diferentes áreas, colocam o aluno como protagonista e conduzem a uma aprendizagem criativa. EM STEM - Módulo 1, a professora Lilian Bacich vai explicar neste curso que metodologias e recursos usar em sala de aula para destravar a criatividade dos seus alunos.

Implementando a Base
Gestores têm um papel importante para implementar a Base. Qual a diferença de Base para o currículo e como ele deve ser construído? Entenda lendo esse material do Guia da BNCC na Prática feito para gestores educacionais.

Como usar tecnologia para melhorar a sua aula
Toda semana, a professora Débora Garofalo mostra recursos e práticas de sala de aula que podem fazer a diferença no engajamento dos alunos e na aprendizagem. Com isso, você pode aprender a usar Word e Excell para fazer jogos ou até entender como levar a Educação 4.0 para sua escola.

Blog Alfabetização
A professora alfabetizadora Mara Mansani compartilha práticas e atividades de alfabetização toda semana, a partir de suas experiências pessoais. Veja o que você pode aprender com ela.

 

QUARTA-FEIRA, 14

BNCC na prática: atividades alinhadas à Base
Considerando as mudanças que a BNCC propõe para Ciências no Ensino Fundamental, separamos nove planos um para cada ano. Todos estão alinhados à BNCC e já podem ser colocados em prática.

Como estudar a Constituição em sala de aula?
Apesar de ser a lei máxima no Brasil, o documento ainda é pouco estudado na escola. A Base propõe mudar esse cenário ainda durante o Fundamental 2. Antes de começar, porém, é preciso explicar a importância desse conhecimento para a turma e aproximá-lo da vida dos estudantes.

NOVA ESCOLA no YouTube
Conhece o canal de NOVA ESCOLA no YouTube? Tem vídeos com práticas de sala de aula, brincadeiras regionais, tira-dúvidas e também entrevistas com educadores para você se apropriar de vários conteúdos de Educação.

Contos de grandes autores para compartilhar com seus alunos
Machado de Assis, Artur de Azevedo, Clarice Lispector, Lima Barreto, Alcântara Machado e outros grandes escritores brasileiros estão disponíveis na tela do seu computador ou do celular. Esse recurso pode acrescentar muito às suas aulas. É só navegar pelos contos e escolher quais usar com sua turma.

QUINTA-FEIRA, 15

Quinta do Educador Infantil
Para você entender o que muda na Educação Infantil com a BNCC, preparamos uma apresentação em Powerpoint que pode ser usada em reuniões pedagógicas. Os slides tratam dos campos de experiência e dos direitos de aprendizagem. Faça o download gratuitamente.

Quinta é dia de Pesquisa Aplicada
Nesta parceria com o Iede, você encontra toda semana uma pesquisa comentada, com análises que vão trazer um olhar diferente para a Educação. Pode ser a capacidade de engajamento dos jogos em sala de aula, modelagem matemática, o papel da arte na Educação e como alunos e professores percebem o bullying de maneira diferente 

Como era a Educação na Primeira República?
Com a Proclamação da República, o Brasil adota o federalismo e o poder, até então centralizado no imperador, é dividido entre o presidente e os governos estaduais, que passam a ser responsáveis também pela Educação Básica daquele período. Veja neste infográfico como a Educação no período.

Como fazer o Ideb avançar mais rápido?
Para compreender as razões que atrapalham a melhoria dessa etapa, a análise dos poucos estados que conseguiram avançar pode ser útil. Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás foram os únicos que cumpriram as metas – embora todos os estados tenham crescido, com exceção de Minas Gerais.

SEXTA-FEIRA, 16

Você anda em busca de oportunidades?
NOVA ESCOLA tem um espaço dedicado a quem procura vagas, quer saber sobre concursos e formação. Todos os dias, incluímos posts novos que podem ajudar quem quer encontrar novos desafios ou está em busca de cursos. Ah, e lembre-se: pode ser que não sirva para você, mas sempre dá para compartilhar com os colegas!

Acabe a semana testando seus conhecimentos sobre a BNCC
O que você sabe sobre a BNCC de Educação Física? Com esse teste, você pode ver o que já conhece e receber as respostas certas para estudar a Base.

Tags

Guias

Tags

Guias