Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

Dia da Consciência Negra: veja planos de aula de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia

Aproveite a data para aprofundar o trabalho sobre esse tema transversal com a turma

POR:
Ana Ligia Scachetti
Três crianças negras e duas crianças brancas abraçadas brincando
Crédito: Getty Images

20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, um bom gancho para iniciar (ou expandir) um trabalho sobre diversidade étnica-racial com sua turma. As Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que oficializaram a data no calendário escolar e tornaram obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas, são referenciadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse é um dos temas que precisam ser trabalhados de maneira transversal e integradora pelas escolas.

Para colaborar com o seu trabalho, NOVA ESCOLA selecionou planos de aula que colaboram para fomentar a reflexão da turma sobre esses assuntos e ainda contemplam conteúdos de Geografia, Ciências e Língua Portuguesa. Veja a seguir:

LEIA MAIS  Conscientização é trabalho para o ano todo

Ciências

A pergunta "Somos todos iguais?" é um dos pontos de partida para o trabalho em grupo do plano Identidade e respeito às diferenças. Afinal, não adianta olhar só para dentro do corpo humano e ignorar tudo o que ocorre em volta dele. A conversa sobre as características pessoais e dos colegas pode continuar em mais uma aula, no plano Self: O nosso eu com os outros. Para envolver a turma, a proposta é um jogo que mistura desenhos de partes dos corpos de cada um, feitos por eles mesmos, formando novas figuras humanas.

LEIA MAIS  Seis leituras essenciais para lidar com o racismo na Educação Infantil

Geografia

No plano de aula Reconhecendo a miscigenação brasileira na sala de aula, Laércio Furquim, assessor pedagógico do Time de Autores Nova Escola, propõe que os alunos investiguem as origens da população brasileira olhando para si mesmos e para os colegas. “Cuide para que não haja espaço para brincadeiras ou comentários que confundam diversidade com desigualdades. As desigualdades são criadas historicamente e podem gerar situações que revelam preconceitos”, alerta o professor, na etapa inicial da aula. A turma vai fazer uma pesquisa e tabular os dados.

LEIA MAIS  6 práticas para discutir racismo e identidade na sala de aula

Língua Portuguesa

Numa sequência de três aulas, os assessores pedagógicos do Time de Autores NOVA ESCOLA, Cláudio Bazzoni e Maria José Nóbrega, propõem um trabalho sobre o gênero autobiografia. As atividades incluem a análise de um vídeo do Museu da Pessoa e culminam com a produção de vídeos autobiográficos pelos alunos.

LEIA MAIS  Tenha acesso ao acervo de planos de aula NOVA ESCOLA

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Aprofunde sua leitura

Assuntos Relacionados