Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

NOVA ESCOLA terá 1440 planos de aula de História e Geografia

150 professores se reuniram por quatro dias em um evento de valorização das Ciências Humanas e criação de planos

POR:
Paula Peres e Flavia Nogueira
Professores de História e Geografia reunidos na Virada de Autores de novembro de 2018
Professores de História e Geografia reunidos em Itapeva (MG) Foto: Mariana Pekin

O acervo de planos de aula da NOVA ESCOLA vai aumentar. Até maio de 2019 serão mais 1440 planos para as disciplinas de História e Geografia, resultado do trabalho desenvolvido na última Virada de Autores, realizada entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro em Itapeva (MG).

O Time de Autores NOVA ESCOLA vai criar e disponibilizar gratuitamente todos esses planos em nossa plataforma que já contém as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Inglês alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Foram, dessa vez, 150 pessoas participando da Virada de Autores entre mentores, especialistas, assessores pedagógicos e professores autores, vindos de 83 cidades e 20 estados diferentes.

Para cada disciplina serão 720 planos e, até maio, os 1440 serão disponibilizados. E toda a produção levará em consideração os campos de experiência e objetivos de aprendizagem trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Eles começam a ser publicados antes mas, até maio, esta produção vai estar concluída. Parte deles já vai estar disponível no início do ano letivo, para que os professores tenham junto com os planos de Matemática , Ciências, Inglês, Língua Portuguesa e Educação Infantil que já estarão lá”, diz Ana Ligia Scachetti, gerente pedagógica dos Planos de Aula da NOVA ESCOLA.

O evento marcou o início da produção dos planos de aula e trouxe uma série de palestras e atividades de formação para qualificar os professores-autores dos planos a desenvolver o trabalho, como a formação sobre comunicação não violenta e divergências em sala de aula e aulas-modelo oferecidas pelos assessores pedagógicos Laercio Furquim, de Geografia, e Oldimar Pontes Cardoso, de História.

Momento importante

Para Ana Lígia, foi significativo ter realizado esta reunião de professores de História e Geografia em uma semana pós-eleições, mesmo sem ter sido planejado. “Foi um momento importante de nos unirmos a eles e de pensar quais os valores comuns que levamos para estes planos de aula. Conversamos desde o início sobre isso, até fizemos um manifesto da equipe de planos de aula para compartilhar, para lembrar que estamos neste projeto unidos pela democracia pela pluralidade de ideias, pelo incentivo ao debate na sala de aula, pela defesa da História e da Geografia como áreas importantes para a formação cidadã dos estudantes.”

Além das atividades previstas, durante todo o evento foram vários os momentos para depoimentos de professores, histórias de vida, conversas emocionantes e a valorização da diversidade.

"No time de História teve uma carga interessante da africanidade, do olhar para as populações tradicionais do Brasil, para os povos indígenas. Em vários momentos tivemos declarações em língua indígena ou símbolos africanos trazidos por eles. É algo que sabemos que vai se refletir nas aulas, mas eles carregam pessoalmente e trazem aqui para a Virada", observa Ana Lígia.

Ela também apontou que em Geografia houve "uma preocupação com a adaptação dos planos para as regiões, de construir planos que tenham sugestões de atividades, mas que o professor possa adaptar em cada realidade da região em que está. E também um olhar cuidadoso para a alfabetização cartográfica, para o uso dos mapas".

Professores nota 10 x 4

Do time, quatro carinhas são conhecidas de NOVA ESCOLA: Alessandra Bremm, Ana Paula Mello, Giovani Silva e João Paulo De Araújo. Os quatro ganharam, em diferentes anos, o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita e apoiado por NOVA ESCOLA desde sua criação.

Giovani Silva, Ana Paula Mello, Alessandra Bremm e João Paulo de Araújo, ganhadores do prêmio Educador Nota 10 reunidos na Virada de Autores
Da esq. para dir.: Giovani Silva, Ana Paula Mello, Alessandra Bremm e João Paulo de Araújo Foto: Mariana Pekin

Ana Paula é a “caçula” do grupo: ganhou o prêmio este ano, com o projeto “O meu lugar: Educação e memória de Niterói” . Já Giovani é um veterano que encantou a todos: professor de alunos indígenas, ele ganhou o prêmio em 2001, na quarta edição. Foi o primeiro homem e o primeiro professor de História a ser premiado na história do Educador Nota 10.

Valorização da escola pública

Para Ana Ligia e a equipe organizadora da Virada de Autores, um ponto que chamou a atenção foi a diversidade em termos de representação regional do Brasil e o fato de muitos professores trazerem o olhar para a escola pública.

“Vários se posicionaram como filhos da escola pública e hoje trabalhando na escola pública. Esta é uma das premissas do nosso projeto, trazer essa realidade para os planos de aula, e estes dois times - os outros também, mas dessa vez estava mais evidente - trouxeram especialmente a preocupação de olhar e de carregar a escola pública para dentro do projeto.”

 

.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Aprofunde sua leitura

Assuntos Relacionados