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BNCC e Educação Física: o que você precisa saber

Componente integra a área de Linguagens do documento, que enfatiza os aspectos culturais das vivências e das práticas corporais

POR:
NOVA ESCOLA
Foto: Getty Images

O que o professor de Educação Física precisa saber sobre a BNCC? Para o componente, a Base Nacional Comum Curricular aprofunda a ideia das práticas corporais como uma maneira de expressão dos alunos e define seis unidades temáticas para o Ensino Fundamental. NOVA ESCOLA explica a BNCC para Educação Física em uma série de conteúdos que tem consultoria de Marcos Santos Mourão, professor de Educação Física do Ensino Fundamental da Escola da Vila e selecionador do Prêmio Educador Nota Dez.

Acesse todo o conteúdo da BNCC para Educação Física

Na prática, professores já estão familiarizados com alguns conceitos propostos pelo documento, que indica que as aulas de Educação Física devem ter uma variedade de vivências e contato com diversas modalidades e práticas corporais. “Desde o começo dos anos 90, danças, lutas, ginásticas, jogos e brincadeiras também estão contempladas nas aulas de Educação Física”, lembra Marcos Neira, professor da Universidade de São Paulo.

Algumas das principais questões enfatizadas pela Base, porém, não tratam apenas da pluralidade dessas vivências, mas da forma como são conduzidas. O aspecto cultural das práticas deve ser relevado e debatido, e as experiências para vivencia-las podem ser variadas e improvisadas.

O professor deve tematizar, como diz a BNCC, e não apenas ensinas as técnicas corporais. “ A visão que se tem de que a aula de Educação Física é para executar exclusivamente as técnicas corporais está ultrapassada. O professor pode planejar aulas que saiam dessa concepção. Ele pode, por exemplo, oferecer uma vivência da prática corporal, seguida de discussão; passar um vídeo seguido de uma vivência”, complementa Neira.

Veja alguns dos principais pontos da BNCC para Educação Física:

1 — As seis unidades temáticas
A Base enfatiza que é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam.

2 — O estudo das prática deve envolver diversas dimensões do conhecimento
Isso envolve os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Entenda o que são para planejar suas aulas.

3 — As aulas podem trazer improviso na utilização de recursos ou incentivar a apreciação de uma prática
Na perspectiva da BNCC, há diversas alternativas possíveis para proporcionar vivências diferentes aos alunos, mesmo as que são pouco conhecidas dos professores: uma delas é estimular os estudantes a pesquisarem temas novos e a trazerem seus achados para uma discussão com a turma. Entenda como uma aula de Educação Física pode ser alinhada à Base.

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