Gue ou Gui, CH ou X: quatro questões para saber como vai a ortografia dos estudantes

Confira aqui as questões para a prova de Língua Portuguesa do 4º ano

POR:
NOVA ESCOLA
Crianças sentadas em carteiras escrevem com lápis em cadernos
Foto: Getty Images

Seus alunos conseguem diferenciar e usar corretamente as palavras calda e cauda?  E as palavras cheque e xeque?

Não são poucas as vezes que a confusão acontece e para verificar como os alunos estão escrevendo corretamente estas palavras é necessário fazer uma série de exercícios.

Para ajudar nesta tarefa, a NOVA ESCOLA selecionou quatro questões abaixo, todas para a avaliação de alunos do 4º ano em Língua Portuguesa. Com elas, você poderá verificar como anda a ortografia dos estudantes. E, para mais questões em outros anos e outras disciplinas, acesse agora em novaescola.org.br/questoes ou no menu "Sala de aula” do site. Confira as questões selecionadas abaixo.

Palavras com GUE e GUI
O objetivo aqui é avaliar se os alunos reconhecem a diferença de uso ente as palavras escritas com GUE ou GUI. A questão começa com o poema “Noite de Folia”, de João Bastos Filho e continua com exercícios para completar as palavras com GUE ou GUI. Também é possível fazer atividades antes, como a proposta de jogos e brincadeiras para que os alunos completem frases com palavras que apresentem GUE ou GUI e, sempre que possível, com apoio visual.

Palavras com CH e X
A ideia agora é verificar se os alunos reconhecem a diferença de sentido entre as palavras homófonas com CH ou X. Os estudantes vão completar frases usando palavras com CH ou X, como cheque ou xeque, rocha ou roxa. E, assim como em todas as questões, há propostas de jogos e brincadeiras para fazer antes e também de retomada do trabalho depois, para estimular os alunos a perceber a escrita de palavras com CH ou X.

Palavras com L e U em final de sílaba
Esta questão visa verificar se os alunos reconhecem a diferença de sentido entre palavras homófonas grafadas com L ou U. Os estudantes vão preencher frases com palavras como mal ou mau, alto ou auto, calda ou cauda, entre outras. Antes da atividade, é importante apresentar exemplos onde as palavras são empregadas. E, caso necessário, depois, retome o trabalho com atividades que apresentem situações diversas onde as palavras são usadas, com jogos e atividades de fixação.

Palavras com LH ou LI; formação de frases
Aqui a ideia é avaliar se os alunos reconhecem a diferença de uso entre as palavras escritas com LH ou LI, formando frases. No exercício, os alunos vão escolher a forma de escrever palavras como mobília, auxílio, entre outras. Em seguida, eles devem escrever uma frase para cada palavra assinalada. Também há sugestões de atividades antes e depois da avaliação como jogos e brincadeiras para os estudantes completarem frases com palavras que apresentem LH ou LI e jogos de bingo com a escrita.

 

.

Tags

Guias