Torneio de Debates Interescolar abre as inscrições para todo o Brasil

Escolas públicas não pagam taxa de inscrição e têm hospedagem gratuita oferecida

POR:
Gabriel Seixas

Estão abertas as inscrições para o I Torneio de Debates Interescolar para escola públicas e privadas de todo o Brasil. Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio poderão participar de debates sobre temas atuais como cyberbullying, fake news, pena de morte, voto, meio ambiente, cidadania, papel da mídia e inclusão digital. Os temas serão propostos e organizados segundo a faixa etária de cada equipe.

Escolas interessadas devem inscrever equipes com três alunos nas categorias: 7º e 8º anos Ensino Fundamental; 9º Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; ou 2º e 3º anos do Ensino Médio. As escolas também deverão inscrever dois professores da instituição: um para desempenhar o papel de juíz, que avaliará os debates de outras escolas, e outro que acompanhará os alunos da escola que representa no papel de conselheiro.

As inscrições podem ser realizadas até terça-feira que vem, 30 de outubro, no site da escola que organiza o torneio. O evento está previsto para ocorrer entre os dias 17 e 20 de novembro. É necessário pagar uma taxa de inscrição, no valor de R$ 100 por aluno. Escolas públicas possuem gratuidade na inscrição e, para instituições públicas de fora do estado de São Paulo, também é oferecida hospedagem gratuita para alunos e professores.  

Além de certificado de participação, serão entregues premiações individuais e por equipe, incluindo tablets e passagens aéreas. Paralela ao torneio também será promovida uma campanha de responsabilidade social, que irá arrecadar cadernos universitários e canetas para doação a ONGs e instituições beneficentes que trabalham com Educação.