Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Conheça 4 ferramentas para criar e apresentar slides

POR:
Nairim Bernardo

Olá, educadores!

Já faz um bom tempo que o quadro negro e o giz de cera não são a única maneira de expor conteúdos para os alunos em sala de aula. Mas isso não significa que os caminhos alternativos sejam fáceis… Para te ajudar na missão de ampliar o repertório tecnológico, falaremos a seguir sobre ferramentas que permitem fazer apresentações de slides. Escolha aquela que seja melhor para o seu perfil e seus objetivos.

 

Microsoft PowerPoint (PPT)

O programa faz parte do pacote Office, está disponível totalmente em português e é o mais conhecido para apresentações de slides. Bem prático de usar (depois de fuçar e pegar os macetes), tem o menu em uma barra superior. Nele é possível configurar várias funcionalidades, como tema da apresentação, plano de fundo, transição entre os slides etc. Se preferir, consulte o tutorial que separamos aqui para quem pretende dar o primeiro passo.

Vele lembrar que, ao contrário de outros programas de slides, o PPT é totalmente em português.

 

Google Slides

CDs, pen drives e HDs externos podem não ser tão necessários quanto parece. Isso porquê é possível criar e editar apresentações de slides que ficam salvas diretamente na Web. O Google Slides possui um visual e funcionalidades praticamente idênticas ao Microsoft PowerPoint. Para acessá-lo, basta se cadastrar no Google (ou colocar os dados de sua conta de e-mail do Gmail e procurar pelo Google Drive).

A vantagem em utilizar o Google Slides está no fato de que não é preciso salvar as alterações feitas durante o trabalho. Qualquer mudança é salva automaticamente e o trabalho fica arquivado na nuvem, ou seja, em uma espécie de pasta online.

Outra vantagem muito significativa é a possibilidade de criar trabalhos compartilhados. Você e outras pessoas podem acessar e editar o documento ao mesmo tempo, deixar comentários e até mesmo abrir um chat (uma conversa online). Veja aqui um tutorial sobre o programa.

Se você não tem uma qualidade tão boa de internet, faça o download da apresentação e escolha entre uma das seis opções para salvá-la. Também é possível usar o programa em aparelhos móveis, como celulares e tablets. Para isso basta instalar o aplicativo (disponível para Android e Chrome).

 

Prezi

Ideal para quem quer fugir das tradicionais apresentações de slides, o Prezi é uma ferramenta que permite apresentações mais elaboradas, dinâmicas e atrativas do que o Power Point. Assim como no Google Slides, tudo o que é criado pode ser compartilhado com outras pessoas e fica salvo na nuvem (por isso é necessário realizar um cadastro).

O programa disponibiliza modelos de apresentação pré-prontos, mas a liberdade de criação é grande. Também é permitido reutilizar apresentações públicas compartilhadas por outros usuários. A ferramenta está disponível online (clique aqui) e através dos aplicativos para Android, iOS, Windows e Mac OS. No sistema iOS, há versão em português. Para Windows e Mac, o programa é grátis para teste. Nunca usou o Prezi? Já usou mas ainda tem dúvidas? Leia mais aqui.

 

Keynote

Programa para criação de apresentações em slides da Apple, o Keynote é bastante completo e rico em possibilidades, como acrescentar gráficos, tabelas, fotos e elementos 3D nas apresentações. Mesmo sendo exclusivo para usuários de Mac, as apresentações podem ser exportadas e convertidas automaticamente para os formatos PowerPoint, PDF e vídeo, para visualização no QuickTime e YouTube.

Outra facilidade é que dá para compartilhar sua apresentação via SMS, iMessage, e-mail e através das redes sociais, como Twitter ou Facebook sem sair do programa.

Veja o tutorial completo em português.

Bem, pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho sobre essas ferramentas. Quando for utilizar qualquer uma delas para criar apresentações, lembre-se também das nossas 10 dicas para uma boa apresentação de slides.

Até a próxima,
Nairim Bernardo

Tags

Guias