Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Projeto Comprova lança ferramenta para checagem de conteúdo audiovisual

“Guia de Verificação Visual” visa ajudar nas checagens de conteúdos de vídeo e foto

POR:
NOVA ESCOLA
Mãos de pessoas checando informações no celular
Foto: Getty Images

O Projeto Comprova, um trabalho colaborativo de jornalismo que se concentra na checagem de conteúdos enganosos na internet no período eleitoral, está lançando o “Guia de Verificação Visual”, um passo a passo ilustrado e didático com informações e dicas para fazer a avaliação de conteúdos de vídeo e imagem sobre as campanhas eleitorais.

A nova ferramenta traz parâmetros importantes para a medição de confiabilidade de fotos e vídeos divulgados na internet. O guia está disponível no Google Drive e pode ser acessado aqui.

LEIA MAIS   Guia de Letramento Midiático: como identificar e combater desinformação

Os receptores dos conteúdos poderão colocar vídeos e imagens em escalas entre muito confiáveis e nada confiáveis levando em conta critérios como o conhecimento da versão original dos conteúdos, dos autores, do local onde as imagens foram captadas, o momento em que foram registradas e a motivação real daquela captação.

Cada etapa é apresentada em cores de semáforo que variam no tom, cores graduais. Isto ajuda as pessoas na percepção de que raramente é possível ter 100% de confiança em todos os aspectos de um vídeo de testemunha ocular.

O Projeto Comprova teve início em agosto de 2018 e faz o combate à desinformação e aos conteúdos enganosos na internet durante a campanha eleitoral. Com a coordenação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o projeto reúne 24 organizações de mídia de todo o Brasil, checando textos, imagens e áudios sem origem definida.

O material gerado pelo projeto tem licença Creative Commons. E isso quer dizer que poderá ser republicado por qualquer veículo interessado, desde que haja atribuição ao Comprova e o conteúdo não seja alterado.

 

.