Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

BNCC: o que todo professor de Geografia do Fundamental precisa saber

Veja o que o documento propõe para o ensino do componente e entenda os principais pontos

POR:
NOVA ESCOLA
Foto: Pexels

Acesse todo o Guia de NOVA ESCOLA sobre a BNCC para Geografia 

Quando falamos da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental, não podemos deixar de falar de raciocínio geográfico, de pensamento espacial e das cinco unidades temáticas que organizam o componente. Por isso, de forma simples e prática, você pode conferir e entender o que são cada uma dessas novidades propostas pela Base.

Com a consultoria de Heitor Antônio Paladim Jr., doutor em geografia pela USP, assessor curricular e analista de obras didáticas e docente da UNIP, no espaço de NOVA ESCOLA dedicado à BNCC para Geografia, você vai conferir passo a passo de uma atividade alinhada à Base, os objetivos de cada unidade temática e como desenvolver o raciocínio geográfico com os alunos.

"A Geografia serve, antes de mais nada, para fazer avançar a cidadania e promover encontros. Ocasiões e vivências planejadas a partir dessas características são as possibilidades geradas pela BNCC", resume Paladim. 

Veja três pontos importantes da Base para Geografia:

1 O que muda na forma como a Geografia é ensinada hoje?
As principais mudanças no ensino do componente são o foco no pensamento espacial e no raciocínio geográfico como ferramentas para uso da cidadania.

2 Afinal, o que é o raciocínio geográfico?
Raciocínio geográfico significa entender o mundo, a vida e o cotidiano. Para isso, a BNCC detalha e articula os princípios pelos quais os estudantes podem ser conduzidos para pensar dessa forma.

3 Como o componente foi dividido no documento da Base?
Em cinco unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo, conexões e escalas, Mundo do trabalho, Formas de representação e pensamento espacial e Natureza, ambientes e qualidade de vida. Todas devem ser trabalhadas de forma progressiva ao longo do Ensino Fundamental.

Não esqueça das Competências Gerais

Esses pilares vão mudar o trabalho das escolas e dos professores em todos os anos e componentes curriculares

Tags

Guias

Assuntos Relacionados