Língua Portuguesa: cinco questões para desenvolver a compreensão de texto

Confira aqui questões para a avaliação de alunos do 3º ano

POR:
Flavia Nogueira
Foto: Getty Images

Os seus alunos sabem interpretar uma receita culinária e preparar um prato? E qual a diferença entre campanha publicitária e propaganda?

LEIA MAIS  Como falar de notícias falsas em sala de aula

Para tudo isso é preciso avaliar a compreensão de textos dos estudantes, seja de uma receita, um poema ou a sinopse de um filme.

LEIA MAIS   Como levar a programação para a sala de aula

A NOVA ESCOLA selecionou cinco questões abaixo, todas para a avaliação de alunos do 3º ano em Língua Portuguesa. Com elas, você poderá avaliar o quanto os estudantes evoluíram na compreensão dos vários gêneros de textos. E, para mais questões em outros anos e outras disciplinas, acesse agora em novaescola.org.br/questoes ou no menu "Sala de aula” do site. Confira as questões selecionadas abaixo.

Receita Culinária; compreensão leitora

O objetivo é identificar as características do gênero textual receita culinária, sua função e estrutura. Com esta questão você vai verificar se os alunos reconhecem este gênero textual e identificam seu objetivo, que é o de instruir e ensinar a preparar um alimento.

Nesta questão o aluno precisa compreender a linguagem utilizada nas receitas culinárias e a estrutura básica em que se organizam, isto é, um bloco em que os ingredientes são listados com suas respectivas quantidades e outro em que se apresenta o modo de fazer, com as instruções a serem seguidas.

Sinopse; compreensão leitora

Aqui, o aluno vai reconhecer o gênero texto sinopse, identificando sua função, que é a de apresentar informações sobre uma obra literária e/ou artística (livro, filme, peça teatral), localizando informações explícitas e realizando inferência. O objetivo é verificar se os alunos leem e interpretam as questões com base em uma sinopse de filme.

A ideia é que o aluno entenda o que é uma sinopse, percebendo que se trata de um resumo, um relato breve ou síntese de uma obra literária ou científica, tais como livros, espetáculos ou filmes. No caso dos filmes, a sinopse se apresenta como um resumo das principais ideias, ou seja, das características consideradas essenciais. É importante que os alunos compreendam que a sinopse tem a função de permitir que o leitor tenha conhecimento sobre o que será abordado, especialmente seus pontos principais.

Poema; compreensão leitora

A ideia aqui é verificar se os alunos reconhecem o gênero textual poema, sua estrutura e elementos constitutivos, como as rimas, e localizando informações explícitas. O poema usado é "Caixinha Mágica", de Roseana Murray.

É importante criar situações por meio das quais os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras, tendo em vista a consciência fonológica, que é uma condição necessária para a alfabetização. É importante promover atividades para desenvolver a capacidade dos alunos de comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais). O poema se presta especialmente para que os alunos possam refletir sobre a dimensão sonora das palavras, pois seu uso permite uma reflexão específica sobre as relações entre partes orais (o que pronunciamos) e as partes escritas do texto (as palavras, sílabas e letras). O trabalho com poemas visa não somente a reflexão dos alunos sobre a dimensão sonora das palavras, como também oportuniza práticas de leitura e de produção de texto.

Poema; compreensão leitora

Com o poema "O Chão e o Pão", de Cecília Meireles, você vai verificar se os alunos leem e interpretam as questões com base em um poema. Os estudantes vão reconhecer o gênero textual poema, localizando informações e realizando inferências, além de estabelecer conexões com o tema abordado a partir de seu conhecimento de mundo.

O trabalho com poemas visa não apenas a reflexão dos alunos sobre a dimensão sonora das palavras, como também oportunizar práticas de leitura e de produção de texto. Antes da leitura, converse com a turma sobre o título do poema e do autor; leia o poema em voz alta para que os alunos percebam a entonação adequada em cada verso; promova atividades em que os alunos tenham que perceber as palavras que rimam ou mesmo tenham que completar frases com rimas. No caso deste poema, poderá ser colocado por escrito no quadro ou entregue de forma impressa.

Texto publicitário; compreensão leitora

Nesta questão você vai verificar se os alunos reconhecem a finalidade do texto publicitário apresentado, localizando as informações explícitas, realizando a leitura e compreendendo a finalidade do texto.

A importância aqui é que os alunos saibam para que estão lendo um determinado texto: localizar alguma informação em uma lista telefônica; ler uma história para se divertir; ler um texto com instruções para executar uma ação; entre outros exemplos.

A meta é que os alunos possam ter contato com gêneros textuais diversos, sejam notícias, reportagens, entrevistas, charges, histórias em quadrinhos, anúncios, contos, poemas etc. O texto apresentado se refere a uma campanha publicitária. Ao trabalhar com esse gênero de texto, deixe claro para os alunos as diferenças entre a campanha publicitária e a propaganda. Em geral, as campanhas publicitárias têm por objetivo conscientizar as pessoas a respeito de algum problema de ordem coletiva, como a saúde ou o meio ambiente. As propagandas visam anunciar ou vender um produto.

 

.

Tags

Guias

Tags

Guias