Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog de Alfabetização

Troque experiências e boas práticas sobre o processo de aquisição da língua escrita.

Alfabetização: 6 atividades para brincar e aprender

O desafio vai ser acompanhar o ritmo da garotada

POR:
Mara Mansani
menina branca de longos cabelos castanhos e lisos e franja sorri vestindo um chapéu colorido (azul com bolas rosas) e nariz de palhaço
Minha aluna Ana Lívia, de 6 anos, em uma das atividades especiais para o dia das crianças! Foto: arquivo pessoal.

Nossos alunos são a razão da nossa profissão e de todo o nosso trabalho. Vamos nos divertir, mas também aproveitar esses momentos para fazer da alfabetização uma grande brincadeira de aprendizagem.

Minha ideia é planejar uma semana especial, com uma atividade por dia. Mas selecionei seis atividades para a lista abaixo, porque há duas, que eu chamei de "bônus", que podem ser feitas em mais de um dia (inclusive, em todos eles, se você, professor, aguentar a energia da garotada!). Uma delas envolve um pequeno investimento em dinheiro, mas as outras são de custo zero, e muito fáceis de fazer. O planejamento abaixo é apenas uma sugestão, mas sintam-se livres para usar o que lhes agradar, retirar atividades e inserir outras. Vamos a elas:

Segunda-feira: cabaninha (leitura de um livro)

Ainda não conheci criança que não tenha feito uma cabaninha com lençóis. Amarre barbante pela sala de aula, de um lado a outro, várias vezes, de forma a fazer vários cruzamentos. Peça às crianças que tragam lençóis e prendedores de roupa, para cabaninhas em grupos. Tapetes para forrar o chão e almofadas para deixar o ambiente bem confortável. Deixe um vão no centro da sala vazio para que você se sente para ler um livro para todos, e lembre-se de escolher um livro de acordo com as preferências de sua turma.

Terça-feira: dobradura de camisa (criando um personagem)

As crianças adoram fazer e brincar com brinquedos de papel. Proponha fazer com eles a dobradura de uma camisa (veja como fazer aqui). Pronta a dobradura, faça uma composição com uma foto ou desenho do rosto deles, para montar uma personagem. Depois, a ideia é produzir um pequeno texto descrevendo a personagem, mas somente usando palavras iniciadas com a mesma letra do nome da personagem. Veja:

FÁBIO
FAZENDEIRO
FELIZ

ou

PATRÍCIA
PROFESSORA
PODEROSA

 

Quarta-feira: brincar de circo

Vamos brincar de circo e transformar a criançada em palhaços. Chapéu ou colarinho de papel e nariz de palhaço já dão conta de compor a personagem. Depois é cantar, brincar e fotografar a palhaçada!

Quinta-feira: preparar e comer bombom de leite em pó

Que tal fazer bombons com as crianças? Nem precisa levar ao fogo. São apenas três ingredientes: lata de leite condensado, leite em pó e chocolate em pó. É fazer, comer e escrever a receita no caderno para repetir quantas vezes eles quiserem em casa.

LEIA MAIS  Veja os principais pontos de mudança que a BNCC propõe para Língua Portuguesa 

 

Atividade-bônus 1: brincadeira no pátio (leitura de lista)

Semana das crianças tem que ter brincadeira! Proponha brincar com seus alunos no pátio ou em outro espaço da escola. Não precisa escolher um único dia para isso, afinal, elas já brincam todo recreio. Mas antes, distribua aos alunos uma lista impressa com nomes de brincadeiras (de preferência as tradicionais, de roda, amarelinha, etc.), para que as crianças leiam sozinhas e depois, em consenso, escolham as brincadeiras preferidas.

 

Atividade-bônus 2: karaokê

Estou muito animada para esta atividade! A ideia é cantar músicas conhecidas pelas crianças, acompanhando e lendo a letra das canções. Escolhi as musicas do CD Chico & Vinícius. Além de ser divertida, é uma boa proposta para ajustar o falado e o escrito.

Como podem ver, minha programação é simples. Não requer muitos recursos, mas é diversificada, divertida e com base na alfabetização. Sabemos que brincar é brincar, mas as atividades propostas de leitura e escrita podem também fazer parte da programação, ainda que indiretamente.

E você, querido professor alfabetizador, já pensou no que vai fazer para comemorar o dia das crianças com os seus pequenos? Compartilhe aqui nos comentários!

Um grande abraço e até semana que vem,

Mara Mansani

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados