Educação Infantil, leitura e ideologia de gênero: confira a Agenda NOVA ESCOLA

Programe sua semana com mais conteúdo para usar dentro e fora da sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA

No Mês do Professor, NOVA ESCOLA tem uma programação intensa de presentes para quem ajuda a transformar a Educação no Brasil. Você já conferiu? Então corre lá na nossa página que você vai pegar seu presente diariamente até o final do mês!

Nesta semana comemoramos o Dia Nacional da Leitura e NOVA ESCOLA traz um curso para você trabalhar textos literários no Fundamental 2. Aproveite ainda para descobrir alguns "tesouros escondidos" aqui no nosso site, que vão acrescentar muito à leitura em sala de aula. Além disso, NOVA ESCOLA traz muito conteúdo da BNCC de Língua Portuguesa e de Educação Infantil que você pode ir descobrindo aos poucos. Já de olho no feriado, antecipe esses conteúdos, que tal?

Confira a seguir alguns destaques da semana:

SEGUNDA-FEIRA, 8

Como se ensina e se aprende a linguagem na Educação Infantil?
A pedagoga e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação da USP, Silvia Colello, explica as concepções de língua presentes na escola e o papel do professor para favorecer a aprendizagem

Uma competência a cada segunda-feira
Trabalho e Projeto de Vida: essa competência da BNCC está relacionada com a capacidade dos alunos refletirem sobre desejos e objetivos não apenas para o futuro, mas também para agora. Entenda o que é e como usar em sala de aula.

Existe ideologia de gênero na Educação?
Essa discussão chegou ao debate eleitoral e vem sendo repetida nos grupos de WhatsApp. Entenda do que estamos falando e aproveite para levar sua conversa para a sua escola.

Blog Alfabetização: atividades para a Semana da Criança
Alô, alfabetizadores: Mara Mansani apresenta uma atividade para cada dia nesta Semana das Crianças.

Como trabalhar a gestão democrática desde a sala de aula
O diretor Claudio Marques conta como instituiu em sua escola a postura mais colaborativa, em que alunos e professores escutam uns aos outros, com um resultado que melhora desde o clima escolar até o desempenho dos alunos.

TERÇA-FEIRA, 9

É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil
Não é só o tempo de aprendizado que é diferente para cada criança. O tempo para se expressar e criar, dois elementos fundamentais para a Arte, também. Para Ana Angélica Albano, professora da Unicamp, é preciso dar mais tempo para que as crianças desenvolvam suas criações.

Língua Portuguesa: cinco questões para desenvolver a compreensão de texto
Os seus alunos sabem interpretar uma receita culinária e preparar um prato? E qual a diferença entre campanha publicitária e propaganda? Confira questões para a avaliação de alunos do 3º ano.

Geografia e a BNCC: o que muda?
NOVA ESCOLA explica o que o professor de Geografia deve ficar atento: a inserção da Geografia à área de Ciências Humanas, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, é uma mudança estrutural importante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

QUARTA-FEIRA, 10

Como ajudar na construção dos currículos
Os professores tem poder de contribuir com a construção dos currículos das suas redes. Como os currículos estão sendo construídos em uma parceria entre estados e municípios, as indicações devem atender ambos. Entenda como colaborar.

Como uma coordenadora usa cartas para se aproximar de professoras
Durante o mês de outubro, as reportagens da revista NOVA ESCOLA estão abertas para que você possa ler a qualquer momento. É um presente para os professores, então aproveite para conhecer o trabalho de Sibéria Camargo, que escreve mensagens para orientar as professoras recém-chegadas à EMEF Professora Rosa Tomita.

 

QUINTA-FEIRA, 11

Quinta do Educador Infantil
Se você quer começar uma conversa sobre a BNCC, temos um vídeo de um minuto explicando os pontos-chave que a Base propõe para a Educação Infantil e um e-book gratuito para você baixar e entender tudo o que o documento traz para essa etapa.

Pesquisa Aplicada
Toda quinta-feira, você encontra uma nova pesquisa e a análise de um pesquisador sobre o tema. Nesta quinta, entenda como os jogos podem ser muito úteis para o processo de aprendizagem.

10 práticas para trabalhar animais com os alunos
Os animais despertam grande paixão nas crianças.O tema é sucesso entre a turma e pode ser usado não apenas na disciplina de Ciências, mas também nas de Matemática e Língua Portuguesa. Selecionamos vários jogos que vão engajar os alunos.

 

SEXTA-FEIRA, 12

Dia Nacional da Leitura
Aproveite para fazer com que seus alunos descubram o prazer da leitura. NOVA ESCOLA tem uma área com contos, que vão de autores clássicos como Machado de Assis, Clarice Lispector, Lima Barreto e Artur de Azevedo a histórias divertidas de Moacir Scliar e Katia Canton.

Cadê a leitura que estava aqui? Aprenda como trabalhar textos literários no Ensino Fundamental 2
Muito presente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a leitura literária desaparece nos anos finais, emergindo novamente no Ensino Médio muito voltada para o vestibular. Neste curso, você vai aprender a como resgatar o trabalho com literatura no Ensino Fundamental 2 por meio de gêneros e títulos que dialogam com o público juvenil.

BNCC em 1 minuto: Alfabetização
Alfabetização em dois anos? Se você é um professor que trabalha com Alfabetização, confira esse vídeo sobre as principais novidades para essa fase. 

 

 

 

Tags

Guias

Tags

Guias