MPB para crianças
Turma de 5 anos de escola carioca aprende a ler e escrever com canções sobre bichos do poeta Vinicius de Moraes
01/11/2006
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
01/11/2006
A foca, o pato, o gato, enfim, toda A Arca de Noé virou o tema de estudo das turmas de 5 anos do Colégio Notre Dame, no Rio de Janeiro. "Esse disco de Vinicius de Moraes tem um grande apelo infantil por causa dos bichos", diz a coordenadora pedagógica Ângela Parrilha.Além do CD, a garotada conheceu materiais como livros, revistas e recortes de jornal sobre o artista enviados pelos pais.
"Incentivar os pequenos a ouvir música é fundamental por enriquecer o aprendizado, ajudar no desenvolvimento emocional e proporcionar uma formação mais completa", afirma Kátia Souza, técnica de Educação do Senac de São Paulo. Ela faz um alerta a quem vai utilizar o recurso: "A música tem de ser vista como algo agradável. Se for encarada de forma muito didática, a criança pode relacioná la a uma obrigação".
No Notre Dame, o projeto sobre Vinicius tem sido fonte de prazer e de aprendizado.Tudo começou com a reunião de informações sobre a obra e a vida do artista. E logo os pequenos começaram a ouvir as músicas.Curiosos, foram ampliando o vocabulário."Quando alguém não conhecia o significado de uma palavra, eu explicava que poderíamos consultar o dicionário", diz a professora Viviane Cupelo da Silva.
Ela utilizou a letra das canções como um importante recurso para a alfabetização. Primeiro, escreveu as mais pedidas pela turma no quadro negro. Depois, todos escutaram e cantaram acompanhando a letra. Quando eles estavam familiarizados com a música, chegou a hora do desafio."Distribuí os versos com lacunas para serem preenchidas", conta Viviane. Cada um escreve a sua maneira. O procedimento, segundo a coordenadora Ângela, leva a garotada a pensar na escrita. Para facilitar a tarefa, muitas das lacunas são reservadas a nomes de animais, já trabalhados desde o início da atividade. Em outro momento, a professora pára a execução da canção em determinado trecho e pede à classe que encontre no quadro negro aquela palavra, ajustando o falado ao escrito.
O projeto não se encerra em sala de aula. Estão planejadas visitas à rua Vinicius de Moraes e à loja Toca do Vinicius, dedicada ao compositor, ambas próximas à escola, no bairro de Ipanema, que o poeta freqüentava. A vantagem da excursão é dar à turma elementos visuais sobre o tema do trabalho. "Dessa forma, elas se envolvem mais com a história e a música de poeta . Todos vão se lembrar de A Arca de Noé quando crescerem", acredita Ângela.
O trabalho com música e textos memorizados na pré-escola...
- Auxilia na alfabetização.
- Enriquece o repertório musical.
Quer saber mais?
CONTATO
Colégio Notre Dame, R. Barão da Torre, 308, 22411-000, Rio de Janeiro, RJ, tel. (21) 2523-4498
DISCOGRAFIA
A arca de Noé (volumes 1 e 2), Universal Music esgotados
INTERNET
Em Vinicius de Moraes você encontra a biografia e a discografia do poeta
Últimas notícias
Prática pedagógica
Matemática: 5 sugestões para estudar o Teorema de Pitágoras nos Anos Finais
Veja como desenvolver uma das habilidades prevista para o 9º ano de forma significativa
Avaliação
Como construir bons instrumentos avaliativos para os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Dinâmicas em grupo, definição de rubricas e projetos desenvolvidos ao longo do ano conferem protagonismo aos alunos e abrem caminhos para avaliações formativas
Prática pedagógica
Educação Antirracista: como desenvolver projetos nos Anos Iniciais do Fundamental?
É importante que a construção das propostas tenha participação ativa dos estudantes e que elas envolvam toda a comunidade escolar e aconteçam de forma consistente ao longo do ano
Educação Infantil
Interações: seis sugestões de propostas para desenvolver linguagem e expressão
Saiba como criar condições para que as crianças possam se expressar por meio de diferentes formas de linguagem
Estratégias
Gestão escolar: como garantir tempo para o planejamento dentro da jornada de trabalho dos professores
Diante de condições que não são as ideais, cabe aos gestores criarem estratégias de mitigação do problema