Compartilhe:

Jornalismo

MPB para crianças

Turma de 5 anos de escola carioca aprende a ler e escrever com canções sobre bichos do poeta Vinicius de Moraes

PorPriscila Pastre Rossi

01/11/2006

A foca, o pato, o gato, enfim, toda A Arca de Noé virou o tema de estudo das turmas de 5 anos do Colégio Notre Dame, no Rio de Janeiro. "Esse disco de Vinicius de Moraes tem um grande apelo infantil por causa dos bichos", diz a coordenadora pedagógica Ângela Parrilha.Além do CD, a garotada conheceu materiais como livros, revistas e recortes de jornal sobre o artista enviados pelos pais.

"Incentivar os pequenos a ouvir música é fundamental por enriquecer o aprendizado, ajudar no desenvolvimento emocional e proporcionar uma formação mais completa", afirma Kátia Souza, técnica de Educação do Senac de São Paulo. Ela faz um alerta a quem vai utilizar o recurso: "A música tem de ser vista como algo agradável. Se for encarada de forma muito didática, a criança pode relacioná la a uma obrigação".

No Notre Dame, o projeto sobre Vinicius tem sido fonte de prazer e de aprendizado.Tudo começou com a reunião de informações sobre a obra e a vida do artista. E logo os pequenos começaram a ouvir as músicas.Curiosos, foram ampliando o vocabulário."Quando alguém não conhecia o significado de uma palavra, eu explicava que poderíamos consultar o dicionário", diz a professora Viviane Cupelo da Silva.

Ela utilizou a letra das canções como um importante recurso para a alfabetização. Primeiro, escreveu as mais pedidas pela turma no quadro negro. Depois, todos escutaram e cantaram acompanhando a letra. Quando eles estavam familiarizados com a música, chegou a hora do desafio."Distribuí os versos com lacunas para serem preenchidas", conta Viviane. Cada um escreve a sua maneira. O procedimento, segundo a coordenadora Ângela, leva a garotada a pensar na escrita. Para facilitar a tarefa, muitas das lacunas são reservadas a nomes de animais, já trabalhados desde o início da atividade. Em outro momento, a professora pára a execução da canção em determinado trecho e pede à classe que encontre no quadro negro aquela palavra, ajustando o falado ao escrito.

O projeto não se encerra em sala de aula. Estão planejadas visitas à rua Vinicius de Moraes e à loja Toca do Vinicius, dedicada ao compositor, ambas próximas à escola, no bairro de Ipanema, que o poeta freqüentava. A vantagem da excursão é dar à turma elementos visuais sobre o tema do trabalho. "Dessa forma, elas se envolvem mais com a história e a música de poeta . Todos vão se lembrar de A Arca de Noé quando crescerem", acredita Ângela. 

O trabalho com música e textos memorizados na pré-escola...

- Auxilia na alfabetização.
- Enriquece o repertório musical.

Quer saber mais?

CONTATO
Colégio Notre Dame
, R. Barão da Torre, 308, 22411-000, Rio de Janeiro, RJ, tel. (21) 2523-4498 

DISCOGRAFIA
A arca de Noé (volumes 1 e 2)
, Universal Music esgotados 

INTERNET
Em Vinicius de Moraes você encontra a biografia e a discografia do poeta

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias