Prêmio Unesco King Hamad Bin Isa Al-Khalifa 2018 abre as inscrições

Premiação de 25 mil dólares pode ser disputada por educadores e instituições públicas e privadas

POR:
Gabriel Seixas
Vista lateral da sede da Unesco, em Paris, em que pode-se ver parte do prédio construído em formato semi-cicular e as bandeiras de 10 países
Sede da Unesco na Place de Fontenoy, em Paris. Crédito: Fred Romero / Flickr

O Prêmio Unesco King Hamad Bin Isa Al-Khalifa 2018, que premia projetos inovadores na educação, está com inscrições abertas. Educadores e instituições não governamentais podem participar inscrevendo projetos que façam uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em benefício da educação de grupos em situação de vulnerabilidade social. Podem concorrer projetos autônomos, em grupo, de escolas e instituições de ensino públicas e privadas.

Criado em 2005, o prêmio estimula o uso de novas tecnologias que ampliem o acesso à Educação, recompensando os dois vencedores com 25 mil dólares cada. Nesta edição, a cerimônia ocorrerá em Paris (França), na sede da Unesco, em 2019.

O candidato tem até o dia 31 de outubro para inscrever seu projeto, em inglês ou francês. Para isso, basta acessar o site da Unesco e preencher o formulário de inscrição. É necessário que o projeto possua uma declaração de apoio de uma Comissão Nacional ou carta de nomeação de alguma ONG internacional parceira da Unesco. Cada Comissão Nacional poderá inscrever até três projetos.

Para encontrar uma entidade de nomeação apropriada, basta entrar em contato com a entidade, através do endereço de email ictprize@unesco.org. Os inscritos serão avaliados pelos seguintes critérios: duração do projeto (no mínimo um ano de atividade); inovação e abertura e evidência de sustentabilidade. Confira aqui a tradução dos principais documentos relacionados ao prêmio, realizada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).